sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cuidados com os cães recém-nascidos


Quais são os cuidados que devemos ter com os cães recém-nascidos?
A princípio nenhum, afinal quem tem esses cuidados é a cadela. O mínimo que precisamos prover é um ambiente limpo, seco, ventilado, protegido da chuva, frio e predadores (lê-se outros animais e crianças). Mas o que fazer quando a mãe morre ou rejeita os filhotes, e a ninhada passa a ser sua responsabilidade? Não adianta chamar os cachorrinhos de batata-quente um, dois, três, quatro e cinco e deixá-los à mercê do próprio destino.
Certa vez eu atendi um filhotinho de poucos dias que veio com o histórico: Doutora, seguinte, ele é o menor da ninhada e estava chorando muito ontem. Eu o separei da mãe e dos irmãos e o tranquei no carro mas fiz uma promessa, se ele amanhecesse vivo eu o traria. Pelo que a senhora percebe ele amanheceu vivo, então eu trouxe.
Mas esse não sobreviveu, e eles não sobrevivem sem suporte, vejamos porque:

TEMPERATURA:

Do nascimento até três semanas de idade, o filhote não é capaz de regular a temperatura corporal. Se ele não tiver sendo aquecido pela mãe, em pouco tempo a sua temperatura corporal cai. Somente com quatro semanas de vida o filhote é capaz de manter a temperatura corporal tal como o cão adulto, entre 38 e 39°C. Você deve manter o cãozinho recém-nascido aquecido a uma temperatura corporal entre 36 – 37°C. Para isso você vai precisar de uma caixa de papelão, uma toalha, jornal e um abajur. Deve-se então forrar a caixa de papelão com jornal, dispor a toalha como se fosse um ninho, mantendo o cachorrinho envolvido, e o abajur sobre a caixa, com lâmpada incandecente. Não podemos nos esquecer que a temperatura ambiente varia absurdamente nas regiões do Brasil, podendo derreter o cérebro do veterinário de Fortaleza ou até congelar daquele de Botucatu (não exemplifiquei com o sul do Brasil pois nunca estive por lá, só Deus sabe como vocês sobrevivem aí embaixo). Deve-se atentar que cerca de 80% do filhote é composto por água e pode desidratar rapidamente, portanto o ambiente não pode também estar muito quente, sendo respeitada a temperatura corporal de 36 – 37°C. Na terapia intensiva na clínica veterinária  pode-se evitar essa desidratação lambuzando o filhote com óleo johnson sem perfume, ou óleo mineral. É mais difícil avaliar desidratação em filhotes recém-nascidos, uma forma segura é passando o dedo na mucosa oral, que deve estar úmida e não ressecada. Muito cuidado para não superaquecer o filhote, ele não tem a capacidade de se afastar do calor sozinho.

TROCAR A FRALDA:

Um bebê deve ter sua fralda trocada sempre que urina ou defeca mas no cachorrinho recém-nascido isso não é possível. Para entendermos o nosso papel nesse cuidado é precido entender o comportamento da cadela. Para manter os filhotes e o ambiente limpos, e não atrair predadores, a cadela lambe a vulva/pênis e ânus dos filhotes e só após esse estímulo que eles vão eliminar fezes e urina. Não, você não vai precisar lamber o filhote, mas deve usar um algodão umidecido e, gentilmente, simular a lambedura da cadela. Esse procedimento deve ser realizado em cada filhote pelo menos 10 vezes no dia. Se você encontrar fezes e urina no ninho é porque não está estimulando a eliminação de fezes e urina o suficiente. Quando não suportar mais o filhote vai eliminar sozinho mas isso não é o ideal pois causa dor, estresse, retorno de urina para os rins e cólica intestinal. Esse procedimento deve ser realizado durante as primeiras 2 semanas de vida do filhote.

ALIMENTAÇÃO:

Até aqui vimos que tal como os bebês humanos, os bebês caninos também precisam ser aquecidos, defecam, urinam, gritam (não como os humanos) e comem.
Atualmente temos no mercado algumas marcas de leite substituto canino em pó (PetMilk) ou líquido (Milk Bomguy). Um filhote de 400 g deve receber em cada refeição de cerca de 15ml de leite, perfazendo um total de 90 a 120 ml por dia. Entretanto há uma variação na concentração de nutrientes em cada leite comercial e deve-se respeitar a quantidade recomendada pelo fabricante. 
Caso não haja leite substituto canino comercial disponível, o veterinário responsável pela ninhada irá prescrever uma receita caseira a depender da disponibilidade do proprietário e da região. Não adianta prescrever ingredientes que não serão encontrados. 
Uma receita bastante utilizada para filhotes de cães é (BRETAS, 2003):

4 gemas de ovo; 
610 ml de leite integral; 
3 colheres de sopa de creme de leite; 
100 ml de água; 
10g de suplemento vitamínico-mineral para cães em crescimento; 
5g de calcáreo calcítico 

As refeições devem ser divididas e realizadas a cada 3 horas, todo leite que sobrar de cada mamada deve ser descartado e uma nova receita ou mistura preparada na próxima refeição. O leite deve estar aquecido a uma temperatura semelhante à temperatura corporal da cadela (entre 37 – 38,5°C). Se o leite for administrado frio ou gelado, vai também baixar a temperatura do filhote.
As mamadeiras usadas devem ser aquelas próprias para filhotes de cães e gatos pois possuem um bico adequado para a abertura da boca do filhote. Mamadeiras de recém-nascidos humanos também podem ser utilizadas, pois possuem um bico menor, entretanto deve-se atentar para a abertura de saída do leite. Essa abertura deve ser tal que ofereça resistência para o filhote e ele tenha que sugar com mais força. Se o furo no bico da mamadeira for muito largo o filhote vai engasgar e aspirar o leite. Para testar o tamanho ideal do furo vire a mamadeira de cabeça para baixo. Se o leite fluir livremente, então o furo está muito largo. O leite não deve pingar livremente e somente quando levemente pressionado o bico da mamadeira.      
O filhote deve ser posicionado de bruços para a mamada, e a mamadeira deve ser posicionada de forma que o filhote tenha que levantar a cabeça para mamar. Posicione também a sua mão para oferecer apoio para as patinhas anteriores do filhote, pois ele faz movimentos com as mesmas como se estivesse estimulando a mama da mãe para a saída do leite.

VISÃO:

Os filhotes abrem os olhos por volta dos 10 a 14 dias de vida. Apesar de abrirem os olhos eles só passaram a distinguir profundidade e distância com maior definição aos 3 meses. Devido à sensibilidade à luz, deve-se evitar luz direta nos olhos dos filhotes até as 4 semanas de vida.

DESMAME:

O desmame pode ser iniciado em filhotes a partir de quatro semanas e será completado quando o filhote atingir de 6 a 8 semanas.
O ideal é a utilização de papinhas de desmame para os filhotes e várias marcas estão no mercado (Papinha de desmame Premier, Papinha de Desmame Max). deve-se obedecer as indicações do fabricante. O desmame também pode ser realizado oferecendo ração em latas para filhote, aquecida, e misturada ao leite substituto. Essa refeição será gradativamente mudada para ração para filhotes.

A responsabilidade do proprietário dos cães também envolve a escolha do novo lar, socialização do filhote, vermifugação e vacinação. Assuntos que abordarei no próximo artigo.

Literatura recomendada:


184 comentários:

Mille disse...

Ai meu Deus, que pessoa é essa q tranca um bebezinho indefeso sozinho num carro e espera ate o outro dia para ver se sobreviveu? Que diacho de promessa macabra é essa? Um trem desse não vai para o céu naum! Tirando esse proprietário desalmado, devo dizer que Alice girl, você acabou de dar um show de aula de pediatria! Nunca aprendi na faculdade tanto quanto acabei de aprender. Obrigada! Mulé retada! Amo suas postagens!! Nunca deixe de escrever! Beijim

Blog da Joaninha disse...

Alice amo vir aqui, aprendo muito com vc, e adoro as suas recomendações, vc passa muita confiança. Bom aqui em casa temos tres meninas de cauda, e a Jady a nossa boxer veio pra nossa casa com menos de 20 dias, pois a mãe dela teve 11 filhotes e as mamas dela ficaram com muitas fissuras e o vet indicou que fossem separados os filhotes da mãe, sem contar que ela matou dois sufocados, bom a Jady eu colocava em uma caixa de papelão com cobertor e aquecia água em uma temperatura suportável e colocava dentro de uma garrafa pet de 2 l. e colocava perto dela só que tinha que levantar a noite td pra ver se ela estava aquecida, mas enfim hj ela esta com três anos e é muito linda, bjsss

Camilli Chamone disse...

Alice,
pelamordideus... estou deprimida agora, imaginando o pobre filhote preso no carro, passando fome e frio, sem ter uma alma para estimulá-lo a eliminar suas necessidades fisiológicas.

Olha, eu postei o texto "Vai acasalar sua cachorrinha?" (http://www.blog.villechamonix.com/2010/10/vai-acasalar-sua-cachorrinha.html) lá no blog e muita gente caiu em cima, nem deu para publicar todos os comentários, porque sobrou até apara minha avó. :-(

Sou totalmente PRÓ castração de animais de companhia, por várias razões e uma delas é para que esse tipo de absurdo não aconteça.

Tenho que discordar de você quando você diz que "a princípio não devemos ter nenhum cuidado com os recém nascidos, porque é a cadela que cuida", rs.
Pelo menos, na raça que crio, se nós não virarmos noite e dia, o índice de mortalidade da ninhada é altíssimo.

Agora, promete que faz um post feliz? :-)
Diz que você está castrando um monte de cachorro, que ninguém quer brincar de experimentar o "milagre da vida", que as pessoas estão conscientes da posse responsável... DIZ, DIZ, DIZ!!!

Mil beijos!

:)

Re Ata disse...

de Coquinho
Para - Dr. Alice _______ e _________ da __________ _________ Albuquerque.


http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=13955596813200279606

Cilene disse...

Alice, adorei o seu blog, você é uma pessoa abençoada e humanitária, pois divide suas informações conosco.
Gostaria de fazer uma pergunta, minha cadela teckel tem 4 filhotes de 19 dias hoje 28.19.10. Estou em duvida se eles estão mamando certinhos. Pois eles mamas a todo momento, quando minha cadela sai e volta em +- 15 minutos ele ficam loucos para mamar novamente é normal, tem um filhotinho o mais magrinho que tempreguiça de mamar muito estou preocupada com ele em especial o que você acha que tenho que fazer. Obrigada pela ajuda desde já.
Abraços e saúde na sua caminhada.
http://greenong.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá, Alice! adorei seu blog e já estou seguindo. Coloquei um link também no meu blog, o Dias de Cão. Fica o convite para vc conhecer meus filhos caninos. http://bellaeosdiasdecao.wordpress.com/
beijinho!

José María Souza Costa disse...

Achei legal o seu blog Muito bom estou lhe chamando a visitar o meu blog e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei lá lhe esperando
www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

Raíssa N. disse...

acabei de fechar minha materia optativa de neonatologia e pediatria veterinária com nota 10 \o/
acho que eu tive sorte, pq parece que nem todo mundo tem a chance de ter uma materia dessas na graduação. Mas enfim....seu post ficou muito legal ^^

Cristiane Knoblauch disse...

Alice que lindo teu blog.
Tenho um poodle de 5 anos e 4 meses, e a 1 ano e 4 meses venho lutando contras as crises de convulsão que ele começou a apresentar.
Ele tem 6kilos, e faz uso de 100m de gardenal por dia, mais 200mg de brometo de potassio, essa semana observei a capsula do brometo em suas fezes, não inteira, mas havia o pó, ele continua a ter crise a 1 ano e 4 meses, uma semana sim, outra não, será que a capsula de brometo não está sendo absorvida??
obrigada querida!

Beatriz Oliveira disse...

Oi alice!
Gente do céu como eu amo animais *-*
eu amo muuuuuuuiiito!!!
Eu adotei um filhote (femea)
e ela é muito novinha pq a mae nao queria mais :/
biah_oliver@hotmail.com
me add no msn!! siga meu blog *-*
pq eu to adorando o seu!!!
Usa meu selinho (http://beatriceetc.blogspot.com/2010/11/seliinho.html)
Beijux

victor disse...

oi tudo bem...minha cachorra deu cria de 10 filhotes e ela nao gosta muito de dar de mama e fico preocupado com eles e é muito bom ficar sabendo o fazer nessas horas e como ajuda-los. obrigado alice.:)

barney disse...

Meu cachorro tem 23 dias e esta com uma virida nas costa em carne viva de tanto a mae lamber para protegelo oque devo passar para cicatrizar

juliana&juciana disse...

se um filhote nao mamou ele tem chance de sobreviver?

juliana&juciana disse...

pode dar leite nrmal com umas gotinhas de agua?

binho disse...

tenho quatro filhotes de pincher a mae deles foi atropelada quando eles tinham 5 dias ja estao no 22dia so q o filhote menor nao quer mais mamar e nao para de gemer nao sei o q fasso nao sei se e colica ou vermes eu so os amamentei com leite de vaca fresco com uma vitamina pois moro no sitio por favor me ajudem o q posso fazer

Alana Araújo disse...

0i , pow eu ganhei um cachorro & ele ta recem nascido , já abriu os olhos , eu comprei leite liquido pra dá a ele . Mas ele toma +- o que faço , eu forrei uma caixa , & ele ta dormindo tranquilo , minha preocupação é a alimentação se Poder me Ajudar , Meu E-mail : alana_araujo93@hotmail.com

TEREZINHA BRAZIL disse...

Menina...como vc me ajudou!!! minha cadela teve 11 filhotes, ha 9 dias, estou sem saber oq u fazer, ou estava nê, até ler seu blog. Olha, 11 cãezinhos, ela só tem 8 peitos, uns estão ficando sem mamar, quando estou por perto eu troco, reveso, mas nem sempre posso fazer isso, ma a sua dica para o litinho deles me ajudou mt, pois não estou em condições de leva-los ao veterinário agora, por tanto, muito obrigada. Olha, só faltou uma dica a para dar para a mamãe aumentar o leite, no mais, obrigada, Deus abençoe vc, beijos!!!!!

.:bOTd:. disse...

Olá...minha cachorrinha teve filhotinhos e infelizmente só um nasceu vivo e ela o rejeitou...estou dando Pet Milk e ele esta na casinha bem aquecido, mas nos ultimos dias ele tem feito coco com um pouquinho de sangue, não é todas as vezes, mas todo dia sai um pouquinho. É normal? Ele tem 12 dias de vida...fico no aguardo da sua ajuda, obrigada...

bia disse...

estou passando por uma situação parecida, minha cadela cujo nome belinha tem pouquissimo leite e tenho q complementar a alimentação dos filhotes a cada 30 minutos , são filhotes de poodle e mamam 1 ml somente, da trabalho mas foi o único jeito de salva-los ...

ALINE disse...

Doutora.....me ajuda pelo amor de Deus,moro em uma cidade muito pequena, temos apenas um veterinário, que não ajuda muito, mas faz uma boa parte, minha cadelinha passou pela cesária mas não suportou e morreu minutos depois, tenho dois ''netinho'' hoje com 3 dias, mas um dos meus ''bebes'' não faz cocô a mais de um dia, sente fome, mama, faz xixi normal, eu faço o estimulo toda vez que ele vai mamar, e estou alimentado-os com ''nan1''(leite pra bebes recen nascidos) o que eu faço pra ajudar meu pequeno... me ajuda!!! meu e-mail é alinekatiussy@hotmail.com....preciso mesmo de uma luz urgente, eles precisam de mim*

Wilma Dantas disse...

Doutora pelo amor me Deus me ajuda!!!!
Minha cadela (Cocker spaniel ingles) deu cria a 4 filhotes neste dia 23/05 .
Dos 4 filhotes 1 nasceu morto e os outros 2 morreram, apenas um sobreviveu e ele é a coisa mais linda deste mundo! ^^ Mas estou muito preocupada, pois acho que minha cadela não esta cuidando dele direito. Como sei se o filhote esta alimentado? Como sei se ele foi estimulado a defecar e urina? E também me informaram que quando apenas 1 filhote da ninhada sobrevive ele logo morro por sentir-se sozinho. Isso é verdade? Como faço pra não perde-lo? Por favor me ajuda! ENVIE-ME UMA RESPOSTA VIA E-MAIL? (wiih_innocence2010@hotmail.com)

janezinha disse...

Doutora Minha cadela cocker teve oito filhotes e um deles parece não conseguir mamar, ele chora bastante e fica isolado dos outros e tem uma temperatura totalmente diferente dos outros. O que devo fazer?

Fabiana Faria de Paula disse...

Doutora muito obrigado pelas dicas...Temos em casa filhotes de yorkshire, nasceram quatro filhotinhos sendo que dois deles apresentavam a temperatura baixa e outros dois normal...Não sabiamos o que fazer , mas no seu blog conseguimos ajuda...
Novamente Obrigada!

*ASA DE LATA* disse...

STOU COM UMA BEBEZINHA CADELINHA DE 4 DIAS,REJEITADA PELA MAE,ERAM 3,MAIS A MAE SE APAVOROU NA HORA DO NASCIMENTO E DOIS MORREU,RESTOU SO ESSA QUE E MINUSCULA POIS E DESCENDENTE DE PINCHER.EU ESTOU CUIDANDO COM MUITO CARINHO,FAÇO TUDO DIREITINHO,ESTA AQUECIDA EM UMA AIXA DE PAPELAO COM UMA LAMPADA,E JA ESTA SE ARRASTANDO PRA TODO LADO,MUITO LEVADINHA.SO TENHO MEDO NA HORA DA MAMADA,POIS ELA E MUITO GULOSA,E TEM HORAS QUE PENSO QUE VAI SE SUFOCAR,MAIS DEUS HA DE ME AJUDAR A SALVAR MINHA FILHINHA QUE JA COLOQUEI O NOME DE VITORIA.
BJUS A TODOS FKEM COM DEUS

Meninas Mineiras e Cruzerenses disse...

Obg minha cachorra e pincher!!E a primeira cria estava preocupada pq os oslhinhos ainda n abriram!!

Unknown disse...

doutora me ajuda minha cadela teve um filhote ele nao sabe mamar na tetinha da mãe to dando leite ninho vitaminado pra cachorrinha na seringa em 1 e 1 hora 3 ml mais ela parece fraca não sei o que eu faço manda umas dicas para meu email (millaginou@hotmail.com) porfavor me ajuda

Unknown disse...

Então me ajude,tenho um caozinho que nasceu com uma fenda no palato e nanismo,ele tem muita dificuldade de alimentar e nao estou conseguindo adaptar nada para ele comer e meu coração esta partido pois ele esta muito magrinho se continuar nesse ritmo ele nao vai resistir...me ajude me envie um email milena_mendes2004@hotmail.com

Unknown disse...

oi tenho uma pincher q deu cria dia 23/01/2013 mas tem um filhote q agora ta comesandoa ficar mais magro nao q mama nao sei o q fazer ela ja deu 4 crias e numca aconteceu isso me ajude

Unknown disse...

obg pelo carinho de vcs ao imformarem como cuidar de cachorrinhos recen - nascido, ta nos ajudando muito, pois achei uma caixa na rua com 8 cachorrinhos e levei para casa, agora temos q cuidar , bjos

JULIO disse...

Oi a minha cachorrinha esta com 15 dias e já desmamaram e derram ração de adulto amolecida na água, peguei ela e dei ração de filhote amolecida na água fervida e um pouco de leite em pó pra dar um gostinho, mas ela não se deu, amanheceu com diarréia fedida com um pouco de sangue e sem querer comer, o que faço me ajudem porfavor estou desesperada e não tive tempo até agora de levar ela no veterinário, é muito longe de onde eu moro e não tenho carro, ela é da raça pastor alemão,obg.

Mariane Luisa disse...

Ola Dra. me ajude. Estou com uma pinsher bb de 40 dias. Ela chora muito. Quer ficar no colo dia todo se deixar, como não pego ela, acaba gritando muito. E anda trocando dia pela noite. Não sei mais o que faço. Você acha que florais ajudariam?
Grata
Meu email é marianeluisa1@gmail.com

Unknown disse...

Ow valeu pela dica a minha cadela deu cria e so deu um e o cachorrinho nao ta abrindo os olhos

Unknown disse...

Ow valeu pela dica a minha cadela deu cria e so deu um e o cachorrinho nao ta abrindo os olhos

Unknown disse...

Olá, me ajude! Minha York teve só uma BB e está com 10hs que nasceu mas não para de chorar. Ela não mama sozinha e acho que qd ponho a boquinha dela na detinha e aperto ela não tem força para sugar.Parece que ela não sabe engolir:(.Já a amo e não quero perde-la, me ajudem! Ela dorme 5minutos. E já acorda chorando. Coloco abajour ela para de chorar , mas em 2minutos já chora. Eu a amo, amo...me ajudem

angel disse...

tenho uma pastor alemã e ela não esta dando bola pros cachorrinhos e eles estão morrendo e ela ta comendo eles!o que faço??

Unknown disse...

Boa tarde, os filhotes de minha cadelinha ja tem 15 dias de nascidos e ainda não abriram os olhos, to preocupado, oq devo fazer??

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de tirar umás dúvidas!
Queria que minha cachorra Pastora Alemã desse cria (ela tem 4, quase 5 anos), mas tenho medo que ela os mate, pois uma vez quando ela tinha uns 3, um cachorro apareceu na frente da minha casa e fez xixi no portão, ai minha cacchorra arrancou a orelha dele e o matou...(não pensem que sou uma desalmada de nao ter ido ajuda-lo, é que estava fora!) e tenho medo que ela nao desenvolva o instinto materno e os mate tbm, pois nao tenho como protege-los nos 3 primeiros dias de vida! Me ajuuude! Espero resposta!

Busca Vida Frente Mar disse...

estou com um filhotinho de 5 dias nas mãos pois percebi que a mãe lambia o anus dele sempre...quando olhei hoje vi que ele tinha um abcesso no anus com uma ponta de um orgao saindo. Meu Deusss!! Ele ta perdendo muito sangue. moro num sitio distante e o unico veterinario nao atende. o filhote esta com a regiao pelvica bem endurecida, inflamada... limpei o anus dele com soro fisiologico e dei na linguinha um pozinho da pilula anti inflamatoria e analgesica para animais de pequeno porte. ja chorei muito...nao sei oque fazer... ele chora as vezes e dorme de novo..SOS!!

Unknown disse...

Ola, chamo me Lúcia, sou de Portugal, e tenho uma cria de pittbull com 20 dias em casa! O surpreendente foi que ela veio infelizmente para as minhas mãos apenas com 2 dias, soube que a mãe depois de dar à luz entrou em choque e foi de imediato para o veterinário, nem sequer leite ela tinha, assim com pena das 12 crias não consegui resistir e fui buscar um caozito, das 12 infelizmente só restam 5! Eu espero e rezo mesmo por este animal. Pois eu tenho ajudado mas ele tambem têm lutado pela vida dele, ninguém acreditava k ele ia sobreviver ele era do tamanho de um isqueiro! Beijo e abraço para quem eu amo e adoro do vosso lindo país

Luana disse...

Oi, boa tarde! me chamo Luana e tenho uma filhotinha de 39 dias e que foi separada da mãe muito cedo, com 35 dias! Minha primeira providencia foi o remedio de verme, e qdo dei a primeira dose, saiu um negocinho no cocô dela.. vou dar mais duas doses e repetir em 15 dias, está certo? minha outra duvida, é a alimentação, estou dando papinha.. de 3 em 3 hrs, isso é certo também? e ja posso começar com ração para filhotes? por favor, me responda.. estou mt preocupada com isso!

Unknown disse...

Olá Alice, estou com 3 filhotes de dalmata, eles tem 14 dias, foram separados da mãe muito cedo, pois ela não tinha leite o suficiente, mas até agora não abriram os olhos, e estava lendo no seu blog que os filhotes tendem a abrir os olhos de 10 a 14 dias, passar disso é normal, o que fazer?!

Taci disse...

Estou com um filhote de pug com 19 dias e ele esta tendo dificuldades de defecar... Coloquei um supositório de glicerina de uso pediátrico ele defecou bem pouco mas continua com a barriga inchada e resmunga bastante... O que devo fazer???

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Me ajude por favor.
Tenho uma filhote de rotweiler com 49 dias, quando peguei ela, estava com 35 dias e já comia ração, as fezes eram normais. Como ela era muito magrinha e comia muito pouco resolvi misturar a comida de latinha da pedigree para filhotes. no 1º dia ela aceitou bem, depois deu uma diarréia e ela não quis mais nem comer a ração normal de filhote da pedigree que eu estava dando. Então resolvi trocar a ração pela dog show bem estar para filhotes, achei que por ser mais "macia" facilitaria para ela se alimentar. Resumindo ela está a 7 dias com diarréia, muito magra, come pouco e passa quase todo o tempo dormindo. Ela já tomou a 1ª dose de vermifugo, a 2ª dose tenho que dar daqui a 4 dias. Oque eu devo fazer?é normal eles comerem bem pouquinho? praticamente um punhadinho na palma da mão 2x por dia?

Carros antigos disse...

Minha yorkshire deu cria 3 filhotes 2 nasceu morto e o outro ta com 14 dias so que ele ta muito bambo oque pode ser? obrigado

Unknown disse...

Vou ganhar um filhote, so nao sei como meu outro cachorro vai reagir! Ele nao costuma ser ciumento, mas nao sei... Por favor me ajude!

Unknown disse...

ESTOU ARRASADA HJ,PERDI MINHA FILHOTINHA DE PITBBUL POR IMPLUDENCIA MINHA,ELA JÁ ESTAVA COM 25 DIAS CRESCENDO E MUITO ESPERTA AI HJ DEI DUAS MAMADEIRAS A ELA DE 15 ML CD SEGUIDAS POIS ELA PARECIA ESTA FAMINTA,DEI AGUA E COLOQUEI ELA NA CAIXA COMO EU SEMPRE FAZIA.QUANDO ESCUTEI ELA TOSSIR CORRI E PEGUEI ELA JÁ ESTA COM A LINGUA BRANCA,ASSOPREI,BATI NAS COSTAS DELA,TENTEI ASPIRAR COM A SERINGA ,FIZ ATÉ RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA E MASSAGEM CARDIACA,FOI MUITO TRISTE VER ELA INDO EMBORA E EU SEM PODER AJUDA-LÁ,FICANDO MOLINHA NAS MINHAS MÃOS E DANDO SEU ULTIMO SUSPIRO,MEU DEUS ESTOU DESTRUÍDA,FORAM NOITES E MAIS NOITES ME LEVANTANDO DE MADRUGADA PARA DÁ MAMAR PRA ELA,PESQUIZANDO EM SITES COMO CUIDAR BEM DELA,EU AMAVA ELA D+ E TD POR MINHA CULPA!

Unknown disse...

Minha yorkshire parece não ter leite suficiente para amamentar os 4 filhotes e ela ta comendo pouco chegou a dar uma especie de convulsao acho que de fraqueza. O que faço? Poupo ela de amamentar alguns dias até fortalecer e vou dando mamadeira com leite proprio pra depois voltar a amamentar?

Sha disse...

Olá,
Estou com uma ninhada de 5 filhotes de Teckel com 1 semana e meia, a mãe deles, minha cadela faleceu após o parto. Estou cuidado de todos, tem sido muito dificil, acordar na madrugada e não sair de casa para poder cumprir os horários da mamadas e ainda cuidar da minha filha.

Estou tentando alternar as tarefas com minha irmã pra poder dar conta, estimular os pipis e dar o leitinho. A Lata do Petmilk aqui em Fortaleza custa R$ 65,00 e quase não dá pra 1 semana. Tem sido um custo alto.

Estou colocando os tapete higiêgico forrando a caixa, mas ainda assim tá complicado, eles fazem muitooooo coco.

Também tenho um blog (www.vestidodefesta.blog.br) que está meio que abandonado por conta do trabalhão que estou tendo.

Mais uma vez agradeço as dicas, sou seguidora do seu blog agora. Bjsss

Marceladvc disse...

Alice, Boa noite! Tenho uma golden e no dia 13/03 ela deu cria e trouxe 2 bebê. É normal?
Obs.: primeira gestação dela.

Obrigada!

Unknown disse...

Meu cachorro é um recém nascido, eu não sei exatamente quantos dias ele tem, mas acredito que tenha uns 15 dias.
Seus olhos ainda não se abriram, um se abriu mas está em cor cinza e o outro não se abriu totalmente.
Gostaria de saber se isso é normal e como posso alimenta-lo?

Unknown disse...

Eu resgatei um cachorro na rua, ainda com o cordão, mas depois de 2 dias ele faleceu na minha mão, estou tão desolado, eu amava o meu cachorrinho, mas ele n chegou a mamar, pois a mãe sumiu, era de rua, ele n chegou nem a mamar nela, só podia dar leite normal mesmo, mas infelizmente ele morreu hoje.

Unknown disse...

Ei bom dia!!!!
Minha cachorra deu cria a um filhote apenas, e ela fica gemendo e chorando muito e eu não sei o que fazer...
Poderia por favor me dar um conselho do que fazer?
Obrigada

Unknown disse...

genteee!!a cadela do meu filho teve 8 filhotes um nasceu morto fiquei o tempo todo ao lado dela depois de 45 minutos mais ou menos ela parecia estar engasgada,foi quando ela vomitou um filhote eu ví...e saia muito sangue pela boca então ela ficou limpando ele estou perplexa!!existe alguma explicação para isso??

Unknown disse...

você nunca responde?? não entendo

Unknown disse...

você nunca responde?? não entendo

Mislene Moraes. disse...

Olá minha flor, comprei um filhote de pinscher ele está com 1 mês e 8 dias , foi vermifucado com 25 dias a 1º dose , mas ele só dorme e não come direito e hoje colocou verme pela boca. é normal isso , gostaria de uma ajuda, grata.

Unknown disse...

Haha! Essa vet nao responde a ninguem! Ela fez o Blog e abandonou. Ridiculooo!

Unknown disse...

Tenho filhotes órfão com 30 dias devo manté- ló aquecidos com lâmpadas, ou não precisa mas?

Juliano Oliveira Lopes disse...

Tenho um filhote de Shi tzu ele tem 25 dia de nascido uma veterinária me ensinou a por leite de vaca e misturar com água e um pouquinho de sal não sei se é certo

Unknown disse...

Juraci Cazelli de Guarulhos. Bom dia. Dra, tenho uma cachorrinha Yorkshire com 22 dias e desde que nasceu sempre teve dificuldades para amamentar . tinha que ficar segurando ela pra mamar. Ai comecei a dar leite na chuquinha pra ajudar, mas ela começou a ficar com barriga inchada e dura. tem dificuldade pra mamar e ate pra respirar e observei que ela não esta defecando. Acho que ela esta com muita dor. Não tem febre e esta urinando normal.Ontem a noite ela estava espumando a boca. Oque poderia ser?

mariana disse...

Essa página me ajudou bastante mas me indiginou com a maldade de trancar um filhote indefeso num carro com altas temperaturas com poucas chances de sobrevivência!!!��

Unknown disse...

Olá Dra. minha cadela deu cria, uma filhote nao está conseguindo tomar o leite da mae, nem ajudando ela, comprei uma mamadeira e esta sugando bem pouco e a temperatura corporal esta muito baixa, ja coloquei em uma caixa, porque se fica com a mae ela fica jogada, entao deixei ela separada em um caixa com um cobertor de la, mas ainda esta muito gelada, o que faco?

Unknown disse...

Meu pincher de 54 dias urina toda hora, o que pode ser?

Bruno Froes disse...

Leva no veterinario. Caes pequenos sao frageis acho melhor correr!

Bruno Froes disse...

Valeu Alice, estou preocupado com meu filhote malamute com fox paulistinha nao quer comer só mamar sendo q todos os outros ja comem ração. Vou administrar essa papinha que vc falou ai! Valeu gata e parabens pelo blog!

Israel Dks disse...

ola minha cadela sentou em cima do cachorrinha dela recém nascido e ele esta chorando e gemendo de dor oque eu fazer

Del disse...

Olá Alice com certeza suas recomendações ajudam e muito pais principiantes como eu que apesar de ser um amante de cães, estou passando pela segunda vez pela experiencia de ter que cuidar de um filhote orfão. A mãe morreu no parto e eu não podia deixar aquela belezura a merce da própria sorte, nem bem veio ao mundo e ja teve que enfrentar uma das piores coisa que se pode acontecer com um filho, perder a mãe! Estou cuidando de AYA na chuquinha, ja está com 7 dias, acordo de 3 em tres horas para amamenta-la durante a noite, ando com um sono terrivel, mas dinheiro no mundo nenhum paga a sensação de olhar para AYA e ver que a cada dia ela esta mais forte e cheia de vida.!

Maria do Carmo disse...

Aline e os bebês estão grandes ? Estou passando por isso agora. Um abraço

Maria do Carmo disse...

Aline e os bebês estão grandes ? Estou passando por isso agora. Um abraço

Maria do Carmo disse...

Aline e os bebês estão grandes ? Estou passando por isso agora. Um abraço

Vania disse...

Tenho ua yorkshire de 10 meses e que pesa 1,700 grs. Por motivos alheios à minha vontade, cruzou e me parece estar prenha. Ela treme muito...gostaría que me informasse o que pode estar causando essa tremedeira.Não treme o tempo todo...

Vania disse...

Tenho mais uma pergunta....os filhotes de yorkshire terrier que nascem totalmente cinza são poradores da alopecia do gene azul?
Grata

Unknown disse...

tenho uma poodle ela estar perto de parir e me disseram que a primeira cria não vive é verdade
estou com medo e ela mal estar comendo e só quer ficar em baixo da minha cama

Unknown disse...

Boa tarde, estou desesperada, nao sei mais o que fazer, minha cadela morreu e deixou 4 filhotes, eles estao com 15 dias hoje. Tem uma delas que nao esta conseguindo urina, estou estimulando com um pedaço de algodao umido com agua morna, mas nao esta adiantando nada,por favor me diga o que deve fazer. Desde ja agradeço se puder me ajudar.

Unknown disse...

Oi Milena como esta o bebê. ?

estou passando por isso tbm, minha cachorra deu 5 filhotinhos da raça shih tzu e uma nasceu com lábio leporino. Tenho q amamentar a "Valentina" na chuquinha com pet milk. Mas ela esta super magrinha e miniscula, ja os outros 4 estao umas bolas de gordo e grande.
Hj eles estão com 11 dias, espero q a Valentina sobreviva..

Francisco Henrique da Silva disse...

minha cahorinha nasceu no dia 21/08/15 a mae da chorinha teve a primeira cria nesse dia foi 7 filhotes e um delesses filhotes eu peguei pra min todos moreram e so ela a filhote elsa esta viva hoje ela tem um mes e pouco ela abriu o olho ja toma conta por si proprio ela tem amae mantega por perto mas e to torcendo pra que ela viva se vcs souberem a respostase ela vai viver me responda por favor

Francisco Henrique da Silva disse...

minha cahorinha nasceu no dia 21/08/15 a mae da chorinha teve a primeira cria nesse dia foi 7 filhotes e um delesses filhotes eu peguei pra min todos moreram e so ela a filhote elsa esta viva hoje ela tem um mes e pouco ela abriu o olho ja toma conta por si proprio ela tem amae mantega por perto mas e to torcendo pra que ela viva se vcs souberem a respostase ela vai viver me responda por favor

Francisco Henrique da Silva disse...

obs;ela e viralata

Vania disse...

Francisco Henrique da Silva, não se tem como adivinhar. No entretanto, os vira-latinhas são muito fortes. Eu acredito que vá sobreviver desde que vc cuide muito bem. Ela está mamando ? E os outros, porque morreram?
O nome da filhotinha é Elsa? Muita sorte e muita saúde para ela.

Vania disse...

Jessica Borges, conseguiu resolver o problema com o filhotinho?

Vania disse...

POR FAVOR, GOSTARÍA DE ENTENDER...A VETERINÁRIA NÃO RESPONDE AS PERGUNTAS ?

Evellin Lugon disse...

Boa noite Alice! Vou comprar uma cachorrinha da raça yorkshire. Ela tem lábio leporino,porém não tem fenda no céu da boca. Saberia me informar se tem alguma cirurgia reparadora e o valor em média dessa cirurgia? Obrigada!!!

Unknown disse...

Preciso de ajuda ....os filhotes de minha Maltês não estão fazendo cocô e eles já tem 37 dias um ou outro faz cocô 1 x ao dia .... As x choram pra defecar...dei uma ml de óleo pra os que não fizeram a dois dias atrás ai fizeram mas hj e ontem não foram todos que fizeram....o que posso fazer??

Unknown disse...

Preciso de ajuda ....os filhotes de minha Maltês não estão fazendo cocô e eles já tem 37 dias um ou outro faz cocô 1 x ao dia .... As x choram pra defecar...dei uma ml de óleo pra os que não fizeram a dois dias atrás ai fizeram mas hj e ontem não foram todos que fizeram....o que posso fazer??

Unknown disse...

Preciso de ajuda ....os filhotes de minha Maltês não estão fazendo cocô e eles já tem 37 dias um ou outro faz cocô 1 x ao dia .... As x choram pra defecar...dei uma ml de óleo pra os que não fizeram a dois dias atrás ai fizeram mas hj e ontem não foram todos que fizeram....o que posso fazer??

Unknown disse...

io minha york morreu ao dar cria to com dois filhotinhos de 2 dis dando a formula q vi no teu blog queria saber se tem algo a mais q possa fazer?

Unknown disse...

Boa noite. Adotei um cãozinho com 21 dias pq a mãe não esta mais dando leite a ele. Me ajuda dra. Me passaram uma receita mas não sei se é confiável... Clara de ovo, mel, leite de vaca, vitamina b12 misturar e dar. Me ajuda por favor. Meu email pollyannapboecke@gmail.com

Unknown disse...

Estou com um filhote de cachorro de cinco dias e ele não consegue urinar , tenho que dar lasix pra ele poder fazer ! Qual o remédio adequado e o que devo fazer ????

Unknown disse...

Bom dia gostaria que me informa-se se é normal a minha pit bull que sempre foi um doce só não tolera alguns cães, ela teve 2 filhotes que já tem um mês e ontem atacou o filho e matou-o. Porque ela fez isto? Será que tem algum distúrbio e mande abater. Estou de rastos ajude-me

Meu mail, olimpestana69@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite!!
Alice o que eu faço???
Meu cocker nasceram aqui no Sul,ninhada com 7.
Estão morrendo,nunca aconteceu isso.
Já se foram 2.
Começa a chorar,não mama mais,dou na siringa o leite que retiro da Mãe,a cada duas horas.
CHORA O TEMPO TODO,PARECE QUE ESTÁ PASSANDO PARA OS OUTROS TB.
Será que é frio??
valeria.brg@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite!!
Alice o que eu faço???
Meu cocker nasceram aqui no Sul,ninhada com 7.
Estão morrendo,nunca aconteceu isso.
Já se foram 2.
Começa a chorar,não mama mais,dou na siringa o leite que retiro da Mãe,a cada duas horas.
CHORA O TEMPO TODO,PARECE QUE ESTÁ PASSANDO PARA OS OUTROS TB.
Será que é frio??
valeria.brg@gmail.com

Unknown disse...

Minha golden deu 11 filhotinhos. Ela está com aparência de fraca, triste e acabada. Estou com muito dó. Além disso cheira bem forte, queria saber se posso dar banho nela... Estou sem saber o que fazer

Raissa Alabarce disse...

Olá, tenho uma lhasa, ontem ela deu cria a 6 filhotes, está bebendo bastante água e comendo ração de filhotes normalmente, mais está tendo muita diarreia, estou muito preocupada com ela, o que faço? isso acontece? pois ela está fazendo muitas vezes ao dia.

Unknown disse...

Boa noite minha pinch teve 4 filhotes e agora ela ta morrendo soltando líquido pela bica e muito corrimento oq levo a isso porq ela vai morre depois de ter dado cria
Alguém te uma explicação com isso obrigado

Unknown disse...

Boa noite minha pinch teve 4 filhotes e agora ela ta morrendo soltando líquido pela bica e muito corrimento oq levo a isso porq ela vai morre depois de ter dado cria
Alguém te uma explicação com isso obrigado

Vania disse...

Danilo Mends, se ama a sua cachorrinha, CORRA PARA O VETERINÁRIO. Diagnóstico e receita de leigos não ajudarão e você vai esperar até o ano 3000 para que a veterinária responda , como aconteceu comigo, CORREEEEEEEEEEE

Coerp Teen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Coerp Teen disse...

Minha poodle já está velha e deu cria de dois filhotes, porém um deles nasceu só com um lado do narizinho, o outro lado é junto com o céu da boca; percebi também que a área do pênis também tem má-formação.
Um dia seguinte após o nascimento, notei que ele não estava mamando, então preparei o leite caseiro para ele, e à noite dei 10 Ml, foi o máximo que consegui, pois não tinha mamadeira, tive que usar uma seringa, por isso fiquei com receio.
Necessito de orientações, para saber como continuar cuidando deste pequeno animalzinho.

~Grato.

Unknown disse...

cuido de 8 filhotes de Rottweiler ( a minha teve uma infecção no ultero e morreu)desde os 4 dias e hoje estão com 25 dias, gostaria de saber se já posso iniciar a ração molhada, eles já estão nascendo os dentes...

Unknown disse...

Bom dia doutora!
Belissima postagem!
Estou com um filhote de shi-tzu e ele está com 10 dias.
A mãe morreu após o parto...
Quero saber se uma bolsa d'agua ajudaria ou não no aquecimento?
Obg desde já!

Unknown disse...

Minha cachorra Pincher teve filhote e hs tem 15 dias e o filhote ainda não abriu os olhos. O q faço?

Anônimo disse...

Boa Tarde, muito obrigado pela informação, encontrei também este link sobre alimentação para cachorros recém nascidos. http://www.peritoanimal.com.br/alimentar-cachorros-recem-nascidos-20022.html

Edson Soares Pereira disse...

Minha cachorrinha tem 18 dia que pariu 3 filhotes e hoje começou com diarreia e até cagando sangue o que eu faço

Unknown disse...

Minha cadela teve a segunda cria dela nesta madrugada...
Sao 7 filhotinhos ....
Percebi que 1 deles (e menor e nao vi. Ele se alimentando igual os outtos)
E percebi tbm q ele esta ficando geladinho....

O q devo fazer ?
Me ajudem

Unknown disse...

Minha cadela teve a segunda cria dela nesta madrugada...
Sao 7 filhotinhos ....
Percebi que 1 deles (e menor e nao vi. Ele se alimentando igual os outtos)
E percebi tbm q ele esta ficando geladinho....

O q devo fazer ?
Me ajudem

Unknown disse...

Oi Doutora tenho um filhotinho de 22 dias em casa é uma fêmea as parte íntima dela está inchada está saindo gosma ou puz está dolorido pq quando passei o algodão ela chorou me ajuda

Unknown disse...

Oi Doutora tenho um filhotinho de 22 dias em casa é uma fêmea as parte íntima dela está inchada está saindo gosma ou puz está dolorido pq quando passei o algodão ela chorou me ajuda

Unknown disse...

Boa noite...minha filhotinha nasceu muito pequena e não conseguia mamar depois de estimular bastante conseguiu pegar a tetinhas da mãe...mandou uma semana e faz 2 dias que parou totalmente de mamar. Estou tratando no conta gotas mas ela não suga . Tem apenas 190 gramas (Yorkshire) estou dando leite industrializado e uma mistura com gema e vitamina que a veterinária mandou...por favor me ajude! Se continuarmos no conta gotas ela vai desenvolver e sobreviver ou ela precisa começar a sugar? A mãe está fazendo a outra parte lambendo e aquecendo

Unknown disse...

A minha tbm...estou tratando no conta gotas...a sua sobreviveu?

Unknown disse...

A minha tbm...estou tratando no conta gotas...a sua sobreviveu?

Unknown disse...

Boa noite...minha filhotinha nasceu muito pequena e não conseguia mamar depois de estimular bastante conseguiu pegar a tetinhas da mãe...mandou uma semana e faz 2 dias que parou totalmente de mamar. Estou tratando no conta gotas mas ela não suga . Tem apenas 190 gramas (Yorkshire) estou dando leite industrializado e uma mistura com gema e vitamina que a veterinária mandou...por favor me ajude! Se continuarmos no conta gotas ela vai desenvolver e sobreviver ou ela precisa começar a sugar? A mãe está fazendo a outra parte lambendo e aquecendo

Unknown disse...

Boa noite...minha filhotinha nasceu muito pequena e não conseguia mamar depois de estimular bastante conseguiu pegar a tetinhas da mãe...mandou uma semana e faz 2 dias que parou totalmente de mamar. Estou tratando no conta gotas mas ela não suga . Tem apenas 190 gramas (Yorkshire) estou dando leite industrializado e uma mistura com gema e vitamina que a veterinária mandou...por favor me ajude! Se continuarmos no conta gotas ela vai desenvolver e sobreviver ou ela precisa começar a sugar? A mãe está fazendo a outra parte lambendo e aquecendo

Unknown disse...

Boa noite...minha filhotinha nasceu muito pequena e não conseguia mamar depois de estimular bastante conseguiu pegar a tetinhas da mãe...mandou uma semana e faz 2 dias que parou totalmente de mamar. Estou tratando no conta gotas mas ela não suga . Tem apenas 190 gramas (Yorkshire) estou dando leite industrializado e uma mistura com gema e vitamina que a veterinária mandou...por favor me ajude! Se continuarmos no conta gotas ela vai desenvolver e sobreviver ou ela precisa começar a sugar? A mãe está fazendo a outra parte lambendo e aquecendo

Unknown disse...

Oi bom dia,minha York teve quatro filhotes ,dois bem maiorzinhos outros dois pequenos ,os dois menores estão com dificuldade de mamar e normal,eu tento colocar nos peitinhos dela mas não consegue pegar ,oq devo fazer hj eles não está nem com 24 hs de nascidos pois hontem por volta das 16:00 eles nasceram,e normal eles não conseguindo mama,pelomenos não tô vendo apesar q tão com a barriguinha parecendo cheia me ajude pois é a primeira vez q tenho uma vemea e não sei se tá certo tudo q tá acontecendo,a mãe tá cuidando deles direitinho

Unknown disse...

Oi bom dia,minha York teve quatro filhotes ,dois bem maiorzinhos outros dois pequenos ,os dois menores estão com dificuldade de mamar e normal,eu tento colocar nos peitinhos dela mas não consegue pegar ,oq devo fazer hj eles não está nem com 24 hs de nascidos pois hontem por volta das 16:00 eles nasceram,e normal eles não conseguindo mama,pelomenos não tô vendo apesar q tão com a barriguinha parecendo cheia me ajude pois é a primeira vez q tenho uma vemea e não sei se tá certo tudo q tá acontecendo,a mãe tá cuidando deles direitinho

Matheus Oliveira disse...

Doutora, minha filhote só levantou uma orelha, a outra as vezes levanta mas qnd ela quer, ela fazia o mesmo antes com a que está em pé. Devo esperar até os seis meses para colocar uma tala caso não fique em pé ou também já posso ir dando cálcio extra pra ela até lá?

larissa disse...

faz mal ao filhote botar uma lampada de led?

Unknown disse...

aqui eu to com um bb q ele tem 26 dias e não come nada além de leite integral esse leite faz mal porque eu queria que comesse algo mais saudável estou com medo da minha cachorra falecer!!

Unknown disse...

Ola,hoje faz 16 dias que minha Shi Thizu criou ele tava 6 filhotes essa foi a primeira cria dela,e ainda esta saindo um pouco de sangue dele como se estivesse no cio isso é normal?ela esta se alimentando muito bem e bebe bastante agua.obrigado

Unknown disse...

Ola,hoje faz 16 dias que minha Shi Thizu criou ele tava 6 filhotes essa foi a primeira cria dela,e ainda esta saindo um pouco de sangue dele como se estivesse no cio isso é normal?ela esta se alimentando muito bem e bebe bastante agua.obrigado

Unknown disse...

Ola,hoje faz 16 dias que minha Shi Thizu criou ele tava 6 filhotes essa foi a primeira cria dela,e ainda esta saindo um pouco de sangue dele como se estivesse no cio isso é normal?ela esta se alimentando muito bem e bebe bastante agua.obrigado

Unknown disse...

Oi meu nome é amanda minha cachorra pariu vai faze 3 dias pela segunda vez , só q o problema é que uma das cadelinhas nasceu com peso e tamanho e inferior aos outros nos pensamos que com o leite ela iria crescer igualmente mais passando um dia vimos q ela n estava mamando muito bem e então começamos a ajudar , mais mesmo assim ela tem muita dificuldade de fazer o movimento de chupar e começamos a dar o leite na seringa ..... Peço sua ajuda n sei se estamos fazendo certo !

Unknown disse...

Oi meu nome é amanda minha cachorra pariu vai faze 3 dias pela segunda vez , só q o problema é que uma das cadelinhas nasceu com peso e tamanho e inferior aos outros nos pensamos que com o leite ela iria crescer igualmente mais passando um dia vimos q ela n estava mamando muito bem e então começamos a ajudar , mais mesmo assim ela tem muita dificuldade de fazer o movimento de chupar e começamos a dar o leite na seringa ..... Peço sua ajuda n sei se estamos fazendo certo !

Unknown disse...

Eu tenho eu tenho uma cachorra Pastor Belga,ela teve 5 filhotes mas matou três,pois ela ficava solta no quintal aqui de casa e enterrava os filhotes na areia ,só que sobrou dois e ela não tá amamentando eles só está rejeitando eles,está pisando neles ,não sei se eu tiro os cachorros dela ou se eu deixo lá com ela ?ela tem dez anos ,e é a primeira cria .

Eryka disse...

Eu ganhei um cachorrinho ele ta com 35 dias sera que já posso dar banho nele..

Eryka disse...

Eu ganhei um cachorrinho ele ta com 35 dias sera que já posso dar banho nele..

Vania disse...

Unknown você tem uma cadela matando os filhotes e ainda ganha outro ? Você não sabe cuidar...PELO AMOR DE DEUS tira da pastora os dos filhotes. Ela vai matar esses também . Que. Deixa uma cadela cruzar tem que ter responsabilidade. Você precisa alimentá-los e aquecê-los. Existem leites e papinhas de desmame para esses casos. Procure em um Pet shop e peça orientaçào. Que Deus proteja esses bebês e não se preocupe em dar banho no filhote que ganhou. Concentre-se em cuidar dos que nasceram e da mãe .

Unknown disse...

Oi Alice boa noite minha cachorrinha poodle zero teve tres filhotinhos agora dia 1/7/16 ela teve uma eclampsia de leve gostaria de saber se ela pode continuar amamentando os filhotes ou nao? Outra pergunta se ela permanecer amamentando os filhotes msm depois da medicada com cálcio a doença pode voltar?

Unknown disse...

Ola doutora, amei suas indicacoes, eu tenho um beagle de 1 mes né, mais eu nao sei direito a hora que eu tenho que dar leite pra ele, e sempre que ele dorme ele fica gemendo , qq eu faço? Oq a senhora me recomenda?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi meu cachorrinho tem 3 semanas e minha cachorra não quer mais amamentar mais ele.Ele está ficando muito fraco magrinho ele foi o único que ficou vivo por favor alguém mim ajude

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde alice,minha cadela de rnd ,teve 5 filhotes ,hoje é o terceiro dia de vida,um filhote morreu ,pois ela deitou em cima dele.hoje notei q ela esta escondendo os filhotes, ela esta cavando a terra e colocando eles la dentro e só esta cuidando dos q ficam na casinha.tenho q ficar procurando toda hora oos filhotes, estou com medo dela esconder a noite e os bichinhos morrerem.o q faço , deixo vom ela ou tiro dela .
E gostaria de saber se posso dar leite humano p eles.pois tenho um bebê de 5 meses e queria saber se posso dar meu leite p eles

Unknown disse...

Olá dr. Boa noite
Minha cadela é pinscher teve 3 filhote, só que um deles é menor que os outros e não consegui pegar no peito p se alimentar e ta ficando cada vez mais magrinho que os outros. Estou muito preocupada... poderia me dá alguma dica o que eu posso fazer ???
E-mail. .. marcela.almeida5556@gmail.com

Obrigada!

Unknown disse...

Por favor me ajude tem uma Cachorrinha que deu cria tem 8 dias mas um dos filhotes n para de chorar já tem três dias e n sei o que fazer quando alguém paga ele aí ele grita q chega treme por favo me ajude não aguento mais eu acabo chorando junto com ele por favor

Unknown disse...

Por favor me ajude estou com uma Cachorrinha que deu cria tem 8 dias mas um dos filhot está chorando muito e n sei o que fazer quando alguém paga ele ai ele grita mais ainda que chega trme por favor me ajude estou muito preocupada 😔😭😭😭

Unknown disse...

Adorei seu artigo! Gostaria de tirar uma dúvida... Peguei o filhotinho do meu beagle, o leite da mãe empedrou e com 23 dias eles não conseguiam mais mamar, então eu já trouxe pra casa hoje com 25 dias! Eu ainda preciso da leite ou já posso começar com a papinha de desmame? Já está com os dentinhos e querendo roer tudo rs

Unknown disse...

Olá boa tarde!preciso saber qual a melhor maneira de criar um filhote de labrador com 10 dias de vida. Eu sei que a epoca correta é a partir dos 45 dias, mas a mãe os rejeitou.
att: Edinaldo José.

ingrid disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ingrid disse...

onde são respondidas as perguntas ?

ingrid disse...

minha cachorra deu cria, 4 filhotes, e o unico machinho , além de ser o menor, não sabe mamar...estou dando leite de cabra , e pretendo fazer uma mistura com gema de ovo e outras coisas, mas ele só tem 4 dias e quando posso dar este leite de cabra fortificado ?

Unknown disse...

Esse site salvou a vida da filhote da minha cachorra.Pois minha cachorra morreu no parto junto com outros 3 filhotes e só uma fêmea sobreviveu, e minha cidade é pequena e não tinha nenhum veterinário aberto para me orientar.Pesquisei e achei esse site, segui todas orientações. Hoje a florzinha esta com 1 mês e 10 dias, linda, esperta e forte.
Já foi ao veterinário, tomou injeção e remédio de vermes.
Muito Obrigado pela ajuda!

Unknown disse...

Adotei uma canina bebe hj com 47 dias de vida. Desde a adoção ela tem tido episódios de diarreia, inclusive com sangue, a raçao que dou a ela eh Golden mini bits filhotes frango e arroz, água trocada por turno. Levei-a ao Veterinário que fica em outra cidade e ele prescreveu FLORAMAX Pet, estou dando uma dose manhã outra dose noite.Liguei para o Vet hoje e foi me solicitado que continue com o FLORAMAX Pet até terminar. A diarreia com sangue parou. Eu , ficaria muito triste de perder minha Flufy para a morte! Por favor! Existe mais alguma coisa que eu possa fazer? Obrigada e boa noite!
Eli Rosane da Silva Costa.Meu gmail:.e.rosanecosta52@gmail.com

Unknown disse...

Ola obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.. Peguei uma cadela prenha da rua deu 11 filhotes, estao com 9 dias, todos bem mas etou sempre por perto para ver se esta tudo em ordem. O que me deixou horrorizada foi ver esta quantidade de comentario com cadelas que tiberam cria, se formos somar sao quantos? Só nos comentarios deve ter uns 300 filhotes?! Seria perfeii vc fazer um post sobre a importancia da castracao, pois as pessoas nao se dao conta de quanto estao prejudicando a cadela e onde vao parar todos esses filhotes? Uns morrem doentes, outros atropelados, outros procriando mais e mais.. Pelo amor de deus vamos ter consciencia..

Unknown disse...

Ola Eli, de uma pesquisada sobre giardiase e veja se os sintomas sao os mesmos..as vezes pode ter pego da propria mae.. É facil tratar mas tem que ser logo pois como eh filhote eles ficam fraquinhos.. Abracos

Unknown disse...

Olá preciso de ajuda minha cachorrinha deu cria de 3 filhotes estão com 2 semanas e um deles simplesmente se desmamou sozinho e não sei o que fazer alguém me ajuda?

Unknown disse...

Olá preciso de ajuda minha cachorrinha deu cria de 3 filhotes estão com 2 semanas e um deles simplesmente se desmamou sozinho e não sei o que fazer alguém me ajuda?

Vania disse...

Giovana Silva vc precisa alimenta-lo, senão ele vai morrer. Compre PetMilk, prepare cuidadosamente conforme as indicações na lata e veja se ele toma em uma vasilhinha, se não tomar, você vai ter que dar na mamadeirinha ou com uma seringa. Você encontra o leite em pó e mamadeirinha nos Pet Shops. Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Obrigado! Já não sei o que fazer ele tá rejeitando a mãe

Vania disse...

Mantenha o filhotinho aquecido e fique de olho. Se precisar de ajudar pode escrever que eu respondi.
Ele é muito pequenininho ? É de raça ?

Josi disse...

Olá, minha cachorra deu cria dia 08/04. Desde o primeiro dia ela teve dificuldades para amamentar, porém depois a coisa fluiu normalmente. Hj percebi que ela está novamente com dificuldades, pois tenho que praticamente segurar ela para quê ela possa amamentar os filhotes. Tenho a impressão de quê ela sente dor ao amamentar, ou não quer mais cuidar dos filhotes. Nos últimos dias tenho notado que ela está um pouco deprimida e não fica com os filhotes. Estou preocupada pois é a primeira cria dela e ela tem apenas 3 anos. Isso é normal?

Unknown disse...

Boa tarde!
Hoje faz uma semana que a nossa cadela criou, e os filhotes parecem que estão assados, a cadela que está cuidando deles, amamentando e limpando mas não sei o que fazer com os filhotes, se usar alguma coisa neles a mãe ira lamber, eles choram muito, o que podemos fazer? Por favor, obrigada!

Unknown disse...

Boa tarde!
Hoje faz uma semana que a nossa cadela criou, e os filhotes parecem que estão assados, a cadela que está cuidando deles, amamentando e limpando mas não sei o que fazer com os filhotes, se usar alguma coisa neles a mãe ira lamber, eles choram muito, o que podemos fazer? Por favor, obrigada!

Unknown disse...

Amei suas instrucoes pois pra mim serviram muito obg pela ajuda

Unknown disse...

Eu tenho um filhote de labrador ele mama mais contínua chorando mt,o que eu possa fazer?

Unknown disse...

Oi, boa tarde!
O que ocorreu?

Unknown disse...

Oii minha cachorra da raça shi tzu teve 5 filhotinhos só que 1 fêmea ela estava se amamentando e ganhando peso normal até que notei que esses dias ela não estava mamando mais e e mesmo assim eu tentava dar leite para ela só que quando foi hj fui olhar eles notei que ela não estava de mechendo já estava morta 😭😭😭 o que pode ser? Lembrando que um dia desses meu pai ligou o ventilador pra eles e eu disse que não podia pq eles não sentem calor e os filhotes só estão com 2 semanas de vida.

Unknown disse...

Oi boa tarde meu filhote esta com 25 dias hoje amanheceu gemendo muito e gemendo nao quer mamar sua respiracao esta ofegante o q pode ser? Ja fiz massagem na barriguinha mas sem melhora...

Unknown disse...

OI BOA TARDE
TENHO UMA CACHORRA ELA TEVE 8 FILHOTES PREMATUROS E MORREU 6 SOBROU DOIS E PERCEBI HOJE QUR O LEITE DA CACHORRA ESTA SAINDO AMARELO...
ENTAO TIREI OS CACHORRINHOS DELA POIS FUI PESQUISAR E LA TAVA QUE O LEITE DA CACHORRA PODE SER TÓXICO PRA ELES
ENTÃO BOTEI ELES PRA MAMAR NA MINHA OUTRA CACHORRA POIS ELA NAO TEM MAIS FILHOTES PQ ELES JA ESTAO GRANDE UM DELES ESTA MAMANDO O OUTRO NAO QUER MAMAR
O QUE EU FAÇO ?

Unknown disse...

Boa tarde! Tenho um filhote de poodle com 25 dias, a mãe so teve ele é é e ainda não esta andando. Quando tenta andar, escorrega pra trás e as perninhas estão sempre abertas. E normal?

recados disse...

Bom dia!

O meu nome é Nádia, minha Cadela teve filhotinhos a 21 dias e ela estava sendo super amorosa até eles começarem a andar, agora ela não pode ver o filhotes andando que começa a dar cabeçadas neles e puxar as perninha, estou muito preocupada pois não sei se isso é brincadeira ou se ela está batendo neles, alguns vão até ela para mamar e ficam acuados com medo, pois ela é muito bruta, oque devo fazer, estou com medo dela machuca-los.

Unknown disse...

Oi boa tarde tenho uma show show com 5 filhotes o quinto e o mas magro e menor é fraco tem uma semana de vida. A mãe pouco fica com eles ela fica muito no quintal deixando os filhotes só. Isso é normal só as vezes que ela vai pro ninho os filhotes só dormem. Me ajuda pois estou preocupado meu e-mail é danibisssimortal@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite, estou urgentemente a precisar de ajuda, vivo em Portugal, numa das mais pequenas ilhas dos Açores, minha cadela teve cachorros a cerca de 1 mês, um dos cachorros sempre foi mais pequeno, mas o pior foi o olhinhos nunca terem abrido, hoje consultei o veterinario ca da terra, o problema de minha cadelinha é que o rasgo dos olhinhos é demasiado pequeno, preciso saber o que fazer, ha alguma cirurgia para abrir um pouquinho mais o "buraquinho". Por favor me ajudem :(

Vania disse...

Catarina Amaral, dê vitamina A para ele (gotinhas) . Aqui no Brasil temos ADTIL. Em Portugal infelizmente não sei o nome do medicamento.

Já dei para um filhote e resolveu.
Boa sorte.

Anna disse...

Você está sofrendo financeiramente ou precisa de dinheiro urgente para pagar suas contas? não se preocupe mais porque, lá fora, você pode ganhar dinheiro sem estresse. Você pode mudar sua vida em apenas 18 horas. entre em contato (hackers ilimitados) por um cartão [ATM SMART CARD] em branco hoje e esteja entre os sortudos que estão se beneficiando com esses cartões. Este cartão SMART ATM em branco PROGRAMADO é capaz de invadir qualquer máquina ATM, em qualquer lugar do mundo. Eu tenho que saber sobre este cartão ATM em branco quando eu estava procurando por um emprestador de empréstimo on-line cerca de um mês atrás .. Ele realmente mudou minha vida para sempre e agora eu posso tirar da minha família. O mínimo de dinheiro que recebo em um dia com este cartão é de cerca de US $ 5.000. Todos os dias tenho dinheiro suficiente para cuidar da minha família. Embora seja ilegal, não há risco de ser pego, porque ele foi programado de tal forma que não é rastreável, e também torna a CCTV inútil quando você está retirando dinheiro .. Para obter detalhes sobre como obter um cartão hoje , email os hackers neste email: unlimitedhackersnetwork@gmail.com
OU envie-nos mensagens no Whatsapp em +15186358090

Unknown disse...

Boa tarde minha Dog da raça pinscher pariu 2 filhote um morreu o outro tá vivo mas não pega o peito oque Fasso.

Ganba~tsu!! disse...

boa tarde!
Eu tenho 4 filhotes de 12 dias e a mãe não tem leite nenhum, estou alimentando com leite Nan pois não consegui comprar outro leite e eles estão comendo, mas acho que estão com cólica. Que tipo de medicamento dou pra eles nesse caso?
Há algum metodo pra estimular o leite da mãe?

Unknown disse...

Verdade msm... tirando a muié maluca q trancou o bichinho...
Nota 1000 para essa dodoutora maravilhosa!!!!

Unknown disse...

Dra minha Pincher deu cria e os filhotes já fizeram um mês a menor que nasceu por ultúlt ela fica todo tempo caindo dar uns tret passinho e cai todo tempo o que será

Edilson Reis disse...

Bom dia tenho uma pinscher de 28 dias e acho que ela não enxerga bem ,ela tem uma película azulada nos olhos é normal nessa fase?

vipasd disse...

Senhor que pessoa má que Deus transforme esse coração misericórdia .

Ruth disse...

Olá... ganhei um pinscher da minha vizinha, que esta com 30 dias e sua mãe o rejeitou, eu estava dando leite comum conforme ela me orientou, mas ele passa mal depois de mamar, põe leite pelo nariz e fica sucocando. O que faço? To preocupada.

Unknown disse...

Caramba ficou de cara com cada absurdo q leio.. mas essa postagem foi top demaissssss pras minhas dúvidas! 👏🏼👏🏼👏🏼

Unknown disse...

Oi,faz dois dias que minha pinscher teve filhote e ontem a noite um tava gritando muito, fomos ver oq era e ele nao está mamando, nao é rejeição dela nem ndan, coloca a retinha dela na boca dele e ele não mama!!!! Oque eu faço? Estou desesperada

ultra secreto(violet) disse...

O que aconteceu com o cacjocachor, morreu ou ainda está vivo?

Cardoso disse...

Eu gostaria de saber eu peguei um cão que deve ter entre 20 a 26 dias d de vida ele tá comendo papinha premier e até adoro só que hoje a noite ele se pego um susto e fico molhinho e so quer dormi fui da comida ele não quiz o que faço?

Unknown disse...

Olá quem puder me ajudar serei muito grata! Assim como a maioria estou desesperada com uma das filhotes de 15dias da minha cadela, percebi que Ah um dia ela parou de mamar e estou sentindo a temperatura dela diferente da outra filhote. O que devo fazer?

euxenita disse...

Raras ela não vomitou, assim que o filhote sai ela pega tiraa placenta e come e limpa o bebê , é normal !

Unknown disse...

Oi peguei um cachorrinho de 28 dias a mãe morreu ñ tenho condições pra comprar o leite de BB nem as vitaminas necessárias para o caseiro, dou leite de vaca as vezes pão molhado ao leite as vezes sopa, todos estão falando pra tomar cuidado pq pode matar o BB oq eu faço estou desesperada

Unknown disse...

Ola quem puder me ajudar por favor alguém minha labrador teve 2 filhotes e eles estão com 11 dias um deles tá com a barriga inchada e chora muito nem quer mamã o que eu faço

Unknown disse...

Olá , alguém pode me ajuda minha Rottweiler teve 2 filhote eles tão com 1 semana de vida estou preocupada, porque eles quando vão comer vomita so o leite e estão com a barriga meio oca,mas inchada e chora muito não sei oqe fazer já está com 3 vezes que eles vomitam quando mama ,me ajudem por favor preciso salva duas vidas se não me sentirei culpada ,não tenho condições pra levar no veterinário por isso venho aqui pedir ajuda obrigada ��

Unknown disse...

Pessoal estou com uns bebezinhos aqui que a mamãe deles deu eclapis e aí não achei o leite deles aqui na cidade será que até amanhã eles sobrevivi sem mama por favor me ajude

Unknown disse...

Por favor me ajuda minha cachorrinha pariu ontem e não quer comer a ração e tem um filhotinho recém nascido fica só chorando e gemendo e ele tá geladinho por favor me ajuda o q eu faço