quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicas para estudantes de veterinária


Por que hoje todos querem um terceiro grau para fazer concurso?
Eu tenho alguns colegas que, depois de formados, já fizeram mais provas de concurso do que provas na escola.
Depois que eu me formei eu acho que fiz uns três. Um para a Vigilância Sanitária, um para professor substituto de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e outro para, ... não, foram dois. É tanta prova que a gente faz e que estuda para poder alcançar um emprego melhor, que haja concurso! É da polícia, é de fiscal, é de agente sanitário, é do banco, é da prefeitura, é para professor... e por aí vai.
Estou agora prestando outro concurso, o de professor de Técnica Cirúrgica Animal e Prática Hospitalar.

Para quem atualmente faz veterinária e almeja ser professor universitário (ou não) aqui vão umas dicas:

- Participe absolutamente de todas as atividades extra-curriculares ligadas à veterinária, que você conseguir, é claro. Peça os certificados de participação. A maioria delas não é remunerada mas a experiência de participar dos projetos é excelente. Você aprende coisas novas e vai escolhendo a linha de estudo que quer cursar.

- Cola naquele professor que mais trabalha com pesquisa e é elogiado pelos seus colegas como sendo um bom orientador. Lembre-se, bom orientador não quer dizer orientador bonzinho. Na próxima vaga de iniciação científica ele vai se lembrar daquele aluno que está sempre à disposição, e te inscreverá no projeto.

- Não rolou de fazer iniciação científica remunerada? Seja colaborador apenas, seu nome entra num resuminho de congresso e assim você constrói seu Lattes.

 - Participe dos projetos de mestrado, pede para fazer parte da equipe nos projetos de doutorado, nas iniciações científicas, se candidate para monitoria das disciplinas.

- DESDE O PRIMEIRO SEMESTRE FAÇA ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS... não entendeu? Deixa eu repetir...
DESDE O PRIMEIRO SEMESTRE FAÇA ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS...
Estudante não tem férias, nem final de semana. Estudante não descansa, ele não precisa descansar. O tempo que você passa na faculdade é para aprender, otimize. Não fique para trás. 

- Participe dos congressos, encontros, simpósios, workshops que conseguir. Podem ser ligado à alimentos, saúde pública, parasitologia humana... o veterinário se insere em todos esses ramos. Se na sua faculdade não rola nada parecido, agite um evento com seus colegas, procure o Diretório Acadêmico. Selecionem um ou mais congressos por ANO para promoverem uma excursão. Façam chá de torta, bazar, pedágio, tudo para arrecadar grana e não deixe de ir.

- Quando já estiver próximo da formatura, com mais certeza da área que almeja trabalhar, procure fazer cursos, mas peneire bem o que pretende fazer. Curso é caro, veja as recomendações, reclamações. Não vá investindo à toa. Tenho uma lista de cursos que fiz e me arrependi de alguns.

- Vai fazer residência? Aonde? Quais as áreas de trabalho?
- Vai fazer mestrado? Doutorado? Aonde? Quais as linhas de pesquisa? Quem para te orientar? Procure saber logo.

- Estude sempre. Tenha o bom material sempre no seu micro e o melhor na sua estante. Não poupe em comprar livros (MedVetLivros, CenterBook, L.F. Livros de Veterinária) que valem a pena e NUNCA deixe os estagiários folhear sem supervisão. Passeie nos bons sebos, e nos ruins também. Já encontrei raridade de veterinária por aí, que ninguém acredita.

- E nunca se esqueça. Você está rodeado de colegas que pisariam na sua cabeça quando conseguissem a informação valiosa só para não dividi-la com você... não seja como eles. O conhecimento está disponível para todo mundo, o que vai diferenciar vocês é o seu caráter e esforço.

Ahhh sim, uma torcidinha para que eu passe no concurso, também tá valendo. A prova escrita foi hoje e a didática será dia 06/05/11 às 10:00h. Passar por essa etapa de hoje já foi uma grande vitória. Não precisa torcer pela vaga não, só sendo aprovada vai ser de graaaande valia.

Fonte da imagem utilizada


18 comentários:

Madam Maxwell disse...

Estamos na torcida! \0/ Boa Sorte!
Benvinda ao Tudo Gato! E se prepara que vira e mexe eu vou te atormentar com pergunta. É ótimo que a veterinária está deixando de restringir pequenos animais só a cães, começaram a lembrar que os GATOS domésticos tb existem e o mercado de felinos cresce cada vez mais...

Alice no País das Maravilhas disse...

Madam, isso é CERTO. O gato veio para ficar e tomou mesmo o lugar do cão em muitas famílias.
Obrigada, bjs

Geovanna D. de Brito disse...

Olá!!! sou uma menina 13 anos, estou seguindo seu blog e particularmente acho ele o massimo, tbm quero ser veterinária quando crescer eu sou determinada a ser uma veterinária quero isso des dos 5 anos de idade, e sei bem mais sobre animais do que qualquer pessoa da minha idade, tenho orgulho disso, ser tiver tempo pode visitar meu blog sobre animais e comentar sobre meu trabalho, tbm tem o da minha amiga que adora cães espero que goste, com carinho mais uma fã da medicina veterinária.

obs: endereços do blog abaixo
www.fenomenoanimal.blogspot.com
www.cannimania.blogspot.com

Mariana disse...

Oi Alice
que bom que vc voltou a postar aqui no blog!
eu gostava muito de segui-lo e já comentei aqui como estudante do 3 ano a caminho de prestar vestibular para veterinária (ahah)
e agora que eu já entrei na faculdade e estou no segundo ano fico muito feliz em acompanhar o blog de novo!
gostei muuito desse post, obrigada pelas dicas!
agora fiquei com uma dúvida,eu nunca compro livros porque tenho na biblioteca e acho que as matérias que eu estou tendo são ainda muito básicas,vc acha que mesmo assim eu devia investir nesses livros?
e me bateu a curiosidade,você fez iniciação científica?
Obrigada!!

Paty *-* disse...

Olá Alice, que bom que voltou a postar.
Bom, já estive comentando por aqui antes de fazer o vestibular e agora já passei \õ/
Vou começar a faculdade em agosto e adorei seu post.
Me esclareceu muitas coisas, pretendo seguir a risca seus conselhos, já estava com essa idéia de me envolver em tudo o que eu pudesse, projetos, pesquisas, etc. Só estava em duvida se vale a pena ou se ia ser perda de tempo. Agora já sei.

Adoro teu blog e te admiro muito como veterinária.

Abraços

anacaroll disse...

Olá Alice!


Estou pesquisando mais a fundo a profissão, adorei seu blog!
Tenho 21 anos, estou no 3º ano de administração, trabalho na area em uma grande empresa, porém nao estou feliz.Era a opção certa para quem precisava encontrar trabalho e nao parar de estudar. Sempre quis ser veterinaria mas nao tinha como me manter ,não tem universidades publicas proximas da minha cidade e minha familia tambem nao podia me ajudar, sempre que conversavamos sobre isso eu ficava muito triste;esse sonho sempre esteve comigo, amo os animais; fico "babando" quando levo meus gatinhos ao veterinario, me da vontade de ficar alí...Acho tao gratificante, tao intenso o trabalho de um veterinario... Ha alguns meses decidi lutar por esse sonho, acredito estar mais madura agora.Voltei a estudar para o vestibular, leio com frequencia assuntos relacionados a profissao e a cada dia tenho mais vontade e força para atingir meu objetivo.
Alguns familiares me questionam a remuneração, como um recem-formado pode se manter no mercado sem uma clinica e mil o outras questoes, alguns amigos da empresa tentam me convencer de que o melhor é continuar na adm, que medicina veterinaria esta saturada. Não acredito nisso. Acredito que sucesso vem junto com amor ao que se faz. Definitivamente nao quero sentar a mesa, atender a mil telefonemas com cobranças e ter o objetivo de dar lucro a alguem..rsrs Quero fazer o que eu gosto, me matar de trabalhar com algo que me faça feliz.
Enfim,Gostaria de saber de voce, que é bem sucedida na profissao os prós e contras. Se voce ja sabia que era esse o caminho desde sempre... preciso "ouvir" de uma fonte super segura que eu devo realizar meu sonho, que não é tarde...(espero que nao!)
Desde já, muito obrigada
Bjs

rosane.flordelotos disse...

oi meu gatinho persa a 3 dias não consegue fazer xixi, é grave? só gotejamento varias vezes Rosane Lourenço

rosane.flordelotos disse...

oi, tenho um gatinho persa a 3 dias ele não consegue fazer xixi, é grave.

Alice no País das Maravilhas disse...

Roseane, É GRAVE SIM, procure o veterinário o quanto antes. PAra conhecer um pouco mais sobre a possível causa, leia http://www.tudogato.com/2011/01/meu-gato-nao-consegue-fazer-xixi-dia-de.html
Não deixe de levar no veterinário com urgência
Boa sorte

Natih disse...

Oi Alice! Eu sou a natihele estudante de administração,que esta pensando seriamente em largar a hp financeira para lá e fz Veterinária. Mas estou com mil dúvidas e mto insegura, eu sei que a profissão exige mto mais do que gostar de animais. pode compartilhar comigo sobre sua jornada na veterinária,os pros e contras. Aguardo anciosa o seu contato. natihelealves@hotmail.com

Vivi Gotti disse...

Olá
Tenho 14 anos e desde pequena quero ser veterinária, esse é o meu sonho, e irei lutar por ele. Adorei o Blog,amo animais de paixão e quero seguir seu exemplo como Veterinária se Deus quiser. Muito sucesso.
Bjs.

Matheus disse...

ótimas dicas!!

Matheus disse...

Obrigado e parabéns pelo site!!

Fer disse...

Oooi !! Como vc está agora ? Fez veterinária??

Unknown disse...

Olá, sou de Curitiba e passei no vestiba na UTP mais estou com algumas dúvidas pois o valor é alto e consegui uma ajuda familiar somente da metade. O curso é matutino e terei que trabalhar no período da tarde mais estou com medo de não dar conta em conciliar as duas coisas pois como eu lí, estudar Med. Veterinária você tem que viver somente para isso. É verdade?

Outra coisa, me preocupa o fato de participar de congressos, simpósios, etc, sabe se isso ocorre nos finais de semana?

Valeu galera e obrigada, aguardo retorno...

Unknown disse...

A e detalhe, o trabalho nem é no mesmo ramo para contar como estagio, é departamento comercial de produtos para odontologia kkkk

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia Cris disse...

Boa noite. Gostaria de saber se após biópsia das mamas de uma gata, apresentar carcinoma grau 3 com metástases nos linfonodos, significa que este gato já está com metástases internas, tipo: pulmão ?