quinta-feira, 22 de abril de 2010

Formspring (Parte 6)

Mais algumas perguntas respondidas no Formspring. Muitas delas acabam me rendendo artigos para postar, onde eu coloco mais dados, elaboro melhor o texto para responder às dúvidas.
Obrigada por perguntarem no FORMSPRING.

Olá, sou Rebeca, também vet., do Paraná. Recebemos um animal de 1 ano, Lhasa, corpo estranho (caneta). Depois de operado (e bem), o dono pagou e pediu eutanásia - não queria mais o animal. Já aconteceu uma dessas contigo? Tem gente q n merece o cão
Não aconteceu comigo não. Já tive pedidos de eutanásia por causa de infestação por carrapatos, por causa de "sarna" que ninguém cura. Mas até hoje a gente conversou um pouquinho, e acabou convencendo a tratar ou doar o animal. Na semana ouvi queixas de uma veterinária que atua em SP e tem passado por situações assim, como a sua, em clínicas para clientes de altíssimo nível financeiro, e que freqüentemente há pedidos de eutanásia para animais que estão dando trabalho, ou os proprietários enjoaram. Muitas vezes não querem se dar ao trabalho de cuidar de um problema simples de pele e mandam eutanasiar, já com outro em vista para comprar. É por isso que eu sempre falo que cadela deveria parir UM filhote só, para serem bem caros e quem sabe assim as pessoas valorizarem mais.

Tenho visto muitos casos de tumor de mama malignos em cadelas de amigos. Alguns vets. indicam quimio, outros dizem que não vale o custo/benefício/sofrimento do animal. Qual a sua opinião quanto a quimio? Vc realiza? Vale a pena? ~ Amanda
Amanda, existem muitas questões quando falamos de neoplasias mamárias. Existem alguns tipos de neoplasias mamárias, elas podem ser primárias da glândula mamária ou secundárias, isto é, serem metástase de outra neoplasia. Mas, se estamos falando de neoplasia mamária primária, aí vem a pergunta: maligna ou benigna?
O clínico deve fazer o estadiamento da lesão, isto é, ver em qua STATUS aquele tumor está. Se foi uma neoplasia encapsulada, localizada, sem metástase em linfonodos, o prognóstico é melhor, mas se já houve metástase em linfonodos (gânglios), o prognóstico passa a ser reservado. Dos carcinomas e adenocarcinomas mais comuns existem os mais simples e os mais agressivos, como o carcinoma inflamatório.
Tá vendo, não é tão simples falar de tratamento quando não são respondidas essas questões então vamos imaginar uma situação: é apresentada uma cadela com histórico de uso de anticoncepcional, não castrada, com nódulos nas mamas, dos 5 pares, 2 estão acometidos, tanto direita quanto esquerda e os nódulos não passam de 0,5 cm em cada mama. A indicação será cirurgia, com mastectomia parcila ou total podendo ser realizada na mesma cirurgia ou em 2 cirurgias. Retirada também dos linfonodos.
Nesse caso, enviamos o material todo para exame histopatológico (bióspsia), tanto os tumores quanto os linfonodos. Digamos que o resultado foi de um carcinoma simples tubulopapilar sem acometimento dos linfonodos e com as bordas da ferida livre de lesão, isto é, todo o tumor foi retirado. Então eu posso com esses dados estadiar a lesão. Por serem tumores com menos de 3 cm, sem metástase nos linfonodos regionais ou metástase distante (p. ex. pulmão), o prognóstico é melhor, considerado Estádio 1 (de 1 a 5).
A quimioterapia ainda está em discussão, estudos ainda devem ser feitos para avaliar a real colaboração da mesma. Já foram realizados estudos com ciclofosfalmida e 5-fluorouracil, dentre outros. Radioterapia pode ser útil para tratamento de tumores muito grandes para cirurgia. O assunto é MUITO VASTO. Prometo fazer um post depois sobre isso. Mas a realidade é: o tratamento de escolha é a cirurgia. E ela também vai colaborar para a mais importante ferramenta diagnóstica, o exame histopatológico. Eu já me cansei de atender cadelas que sofreram uma excisão de tumor no passado, sem exame histopatológico e com rescindiva da lesão e o proprietário querendo respostas que o exame histopatológico da primeira lesão teria respondido, como tipo do tumor, se as margens da amostra estavam livres de lesão, dentre outras.

meu gatinho está com dificuldades de urinar,fizemos exame de urina e ñ há presença de proteínas,apenas um pouco de sangue,estávamos medicando-o com azicox-2 50mg,mercepton por uma semana,e ele ainda urina com dificuldade,gotejando,o que pode ser?
O veterinário que está atendendo fez essas prescrições? Ele está sendo tratado com antibiótico, antiinflamatório e vitamina. A presença de proteína pode indicar lesão renal, porém sangue na urina também pode elevar a proteína.
Esses sintomas podem ser por obstrução por cálculo, pode ser somente uma cistite (que o animal urina pouco várias vezes). Leve-o de volta ao veterinário que está tratando e relate o que está acontecendo, a depender da suspeita dele, o quadro já deveria ter mudado, certamente ele encontrará a solução. Somente com essas informações que você está me passando não é possível fazer uma ampla lista de diagnósticos diferenciais. Não foram visualizados cristais na urina? Qual o pH?
Dê notícias (e se identifique por favor)
Bj

Olá Alice, é a sofia de novo! ahusaihs ja estou abusando disso aqui! uma perguntinha, Qual é a melhor idade para castrar um gato?
Estou castrando o meu aqui aos 5 meses. Alguns profisionais esperam a puberdade, aos 8-9 meses, outros castram aos 4-6 meses com a justificativa que o hormônio sexual não inibirá mais o hormônio do crescimento e o animal cresce mais. E vou castrar porque ele está querendo cruzar com a irmã. Em seguida será ela.
Bj

Oi Alice, tudo certo? Espero que sim! :) Lendo a questão anterior, sobre castração em gatos, o mesmo vale para cães? Crescem mais quando castrados antes? Podem desenvolver algum problema? A idade ideal para você seria qual? Grata! Mariana/São Paulo
Mariana, tudo excelente, ehehe. Bom, já foram feitos estudos sobre o crescimento do macho e não foi encontrada relação significaiva com castração precoce, tanto em cães quanto em gatos, no entanto muita coisa ainda precisa ser estudada. Eu sempre optei por esperar a puberdade para castrar o cão macho, porém há evidências da castração precoce, anterior a esta fase. Eu vou fazer um post sobre castração precoce em cães e gatos machos para falar sobre as vantagens e desvantagens.
Bj e obrigada pela pergunta

Alice, qual o animal mais estranho q vc já atendeu? Como foi?
Já atendi muitos cães alienígenas mas não acredito que a pergunta seja nesse sentido. Bom, como a nossa clínica era a única com Oxigênio aqui na região, já atendemos uma arara com dipnéia (respiração irregular). Era macho, chamava-se Araro, e a veterinária que o trouxe suspeitava de intoxicação. Infelizmente o araro morreu. Mas o animal mais estranho, não por ser, mas pela sensação que eu tive quando o atendi, foi um mico, que também foi intoxicado e chegou com uma agústia respiratória tremenda. Eu não tinha uma máscara do tamanho dele, então peguei a mangueira do oxigênio e coloquei dentro de uma caixa plástica, com ele dentro. Ele então segurou a mangueira com as duas mãozinhas, levou até o nariz e ficou respirando. Não foi um animal estranho mas uma sensação estranha eu tive, atendendo um primata.

Alice, o que pensa a respeito do exame de certificação profissional, que os recém formados tem obrigação de realizar e que está sendo questionado na justiça? Você acha que com isso, irá acabar, ou pelo menos diminuir, os maus profissionais? J
Não acho que vá diminuir os profissionais ruins porque geralmente esses saem como os outros da universidade e vão se tornando assim pela falta de atualização, algum distúrbio de caráter, etc. Por outro lado um bom profissional se forma com a prática, o estudo e a cooperação com colegas.
Com relação ao exame de certificação profissional eu acho necessário sim, e deveria ter o mesmo grau de dificuldade que um exame de ordem, por exemplo. Creio que muitas pessoas não concordam comigo, e é natural, eu tendo a ser radical nesse sentido. TODO profissional deve estar preparado e esse exame deve ser elaborado de forma que avalie isso. Para você ter uma idéia, se hoje você quiser ter licença para trabalhar em algum estado dos EUA você deve fazer um teste, que pode envolver 3 meses de estágio e testes nas mais diversas áreas de uma instituição veterinária ou 3 dias de provas teóricas (e práticas?) sobre os mais diversos assuntos na veterinária. E por que isso? Porque eles não podem avaliar se um profissional que veio do exterior teve a formação ideal que a licença para atuar em veterinária naquele estado exige. Não é exatemente disso que estamos tratando pois estamos no mesmo país mas serve o exemplo que esse teste vai avaliar a preparação daquele profissional no objetivo de certificá-lo apto para o exercício da profissão.
Abraços

Alice,uma dúvida de um leigo na área...estuda-se muita Matemática na Medicina Veterinária? Carlos-São José dos Pinhais/PR
Depende da grade curricular, na universidade que eu cursei fazíamos Cálculo 1. Agora uma matéria mais específica que envolve cálculos é a estatítica, básica e experimental, vale a pena aprender. Me "bati" muito com isso na análise de dados da minha tese.
Abs

Oi!! Quais as vantagens da castração em cadelas? Nossa pepezinha, creio eu, nunca irá cruzar. Por isso pergunto, há alguma vantagem nesse procedimento? Alguma coisa muda? by alineepi
Aline querida, olá
Bom, as vantagens são:
- Não haverá gestação indesejável, bem como acometimento de doenças sexualmente transmissíveis, como o TVTc (Tumor Venéreo Transmissível Canino)
- O animal não entra no cio evitando todas as inconveniências do mesmo, como sujar o apartamento, perseguição nos passeios
- Efeito protetor contra neoplasias mamárias, até certa idade.
- Não há o desenvolvimento de piometra, que é uma infecção uterina que acomete cadelas de meia idade.
Leia mais sobre o efeito protetor da castração em:

Beijos

Oi,Dra.Alice!quero dizer q sou apaixona pelo seu blog e sua por sua profissao. Tenho um shihtzu (Miguel)c/16 meses e estou com uma duvida:Percebi q quando o xixi dele é absorvido pelo jornal aparece uns brilhos q parece cristais.o q poderia ser?é narma
Obrigada por acompanhar o blog, fico muito feliz. Bom, eu nunca vi a urina de um animal com litíase (cálculos e/ou cristais na urina) absorvido no jornal para saber a aparência. Acredito que não seja nada, porém relate isso para o vet dele na próxima consulta. Bj


Alice, bom dia Meu nome é fernanda, e postei um comentário no seu blog recentemente (no seu post da tattoo do tigre) e eu queria saber se uma pessoa tatuada consegue se tornar veterinária. by Ihavechoices
A tatuagem hoje em dia é muito mais comum do que já foi um dia. O preconceito ainda existe, eu fiz as minhas já depois de formada e em locais onde eu posso esconder se quiser, mas foi OPÇÃO minha. Vai depender muito da área que você vai trabalhar. Por exemplo: eu tenho a minha clínica e a tatuagem das costas eventualmente aparece, paciência. Algumas pessoas a´te comentam por ser um gato. Já no frigorífico que eu trabalho as tatuagens não aparecem mesmo por causa da roupa, porém o dono do frigorífico é preconceituoso, nesse sentido. Ele até sabe que eu tenho mas não sabe o que é e nem aonde, também não levanto essa questão.

Se você for trabalhar de residente ou estágio em algum lugar público, um hospital em uma faculdade por exemplo, pode existir, porém provavelmente você vai conhecer as pessoas ali há muito tempo que esse lance de preconceito deixou de ser um problema muito tempo antes.

Bom, o que eu quero dizer é que eu não enfrento esse problema e não acredito que você enfrentar.

Obrigada por visitar o blog.


Quem é a pessoa mais bonita que você conhece?
A minha mãe, e você?

4 comentários:

Aline Vachelli disse...

Hahaha... a última pergunta foi a mais esclarecedora ....=P

Adoro ler suas respostas... sempre aprendo um pouquinho mais.

Beijoss

Unknown disse...

Como sempre, ótimas respostas.
Beijo

Carina disse...

Ah, minha mãe também é linda. Ganhou até concurso. Mas eu sou parecida com meu pai, daí deu nisso.

Larissa Fontes disse...

Olá Alice

Encontrei seu blog por acaso quando digitava "medicina veterinária" no google...sou estudante do penúltimo ano de veterinária, e gostaria que voce falasse sobre esses ultimos anos da faculdade, dos medos, angustias, dúvidas, medos e medos e medos!!!..Se é que você sentiu muito isso...porém eu sinto constantemente, tenho a sensação de não saber nada!!!!...de não estar preparada!!!..isso tira o meu sono...pois daqui a um ano estarei no mercado...sei porém que dei o meu máximo nos estudos, sou muito esforçada etcc...sempre alguem vem perguntando algo esperando uma resposta pronta e certa...são perguntas do tipo.."meu cao esta com um caroço no pescoço que subiu para a cabeça..o que é???"...SEI LÁ!!!!..TANTA COISA...como se vc tivesse a obrigação de saber...e minha mae que nao para de me perguntar quando q eu vou poder operar, medicar etc...e eu mesmo me pergunto..QUANDO???...o que você diria para essas inseguranças dos recém formados?? Obrigada...LARISSA FONTES.