sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O que mais eu poderia ter feito?


Depois de todo atendimento feito, principalmente quando há óbito, eu fico pensando em tudo que poderia ter sido feito.
É natural do ser humano procurar os ERROS e atribuir a culpa aos culpados. Quando a culpa paira sobre ele, então ele pensa em todas as justificativas existentes para ter tomado aquela decisão.
Eu sou como todo ser humano, mas eu quero ser mais 'humana' em 2010.
Em 01 de Janeiro eu perdi um animal, de uma amiga, que morreu de eclampsia, reincidente e todas as recomendações feitas estavam sendo seguidas. Então eu penso, o que mais eu poderia ter feito? Depois disso eu procuro mais sobre o caso, estudo mais, me dedico mais... e quando eu descubro o que aconteceu de errado, onde eu poderia ter me esforçado mais, onde eu poderia ter orientado mais, ter sido mais enérgica, eu tomo como aprendizado.

Eu estava tão feliz no dia 31 de Dezembro quando atendi o Bourdier, um pitbull que foi atropelado e foi prontamente atendido lá na clínica. Em 30 minutos eu pude medicá-lo para combater o trauma, pude usar a ultra como USG Emergencial e diagnostiquei um sangramento importante no abdômen, que não era bexiga. Rapidamente ele foi encaminhado para cirurgia onde corrigiram o sangramento que vinha de lacerações no fígado e no dia seguinte ele passava bem.
Ele teria morrido se os proprietários não tivessem levado com urgência, se não tivesse sido diagnosticada corretamente a sua condição e se ele não fosse operado. Vê, tudo isso foi um sucesso, mas a única coisa agora em que eu consigo pensar foram nos que eu perdi, principalmente na mais recente. Mas, se eu for parar para pensar, eu só fiz um bom trabalho com o Bourdier porque um dia certamente eu perdi algum animal sem um correto diagnóstico e uma conduta apropriada. Esse animal que eu perdi no passado me ajudou a salvar o Bourdier.

Em 2010 eu quero aprender mais, eu quero me esforçar mais, eu quero reclamar menos.
Eu não quero errar menos porque aprendo com os erros, mas quero compreender melhor porque acontecem as coisas que acontecem, comigo ou com os pacientes, ter o discernimento, assimilar, aceitar e seguir em frente.
Foi assim com todos os óbitos desse ano, ou dos casos fracassados e casos de evasão.
Sei que vou entrar em 2011 sem saber um décimo do que eu preciso, mas pelo menos eu vou me esforçar mais em 2010.

*Post dedicado à todos aqueles pacientes que passaram por mim nesse ano, os casos de sucesso e de fracasso, todos eles me fizeram uma melhor profissional.
**E para mostrar que sou uma melhor pessoa em 2010, resolvi dar uma nova chance ao TWITTER, voltei a twittar. Mas ele que não pense que eu vou largar meu blog... VIU BLOG!! www.twitter.com/alicevet

Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

2 comentários:

Carina disse...

Concordo com teu pensamento! Fazer o teu melhor, estudar, aprimorar. Esse é o caminho.

Unknown disse...

Bom dia, meu dálmata. Cruzou e depois ficou com um corte no pênis, levei ao veterinário ele aplicou uma medicamento. Ante inflamatório, tava melhorando. Quando ele escapou de cara e cruzou novamente, desse dia pra ca so piororu , levei novamenteao veterinário, ele aplicou o mesmo mdicamento mais n estou vendo muita.melhora, na segunda vez ele disse que poderia c um tumor. Ai onde fiquei triste.