quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dona Zumira e seus ShihTzus

Nessa semana eu recebi mais um ShihTzu da Dona Zumira, aquela do post sobre diagnóstico e tratamento. Dessa vez ela nos trouxe a Estrelinha.
A Estrelinha apresentava falta de apetite, inapetência, e durante o exame pudemos notar que ela estava muito mal-tratada. Isso mesmo, a Dona Zumira aparentemente havia se esquecido que a Estrelinha existia, pois ela estava lotada de pulgas e carrapatos, estava bem abaixo do peso, e anêmica. No hemograma, pudemos ver que a Estrelinha apresentava uma infecção aguda e anemia. Resolvemos fazer uma ultra-sonografia e havia um grande cálculo na bexiga, com espessamento da parede da mesma. Orientamos a cirurgia para retirada do cálculo.
Bom, antes de concluir esse caso, preciso falar da Preciosa, outra Shihtzu de Dona Zumira que atendemos há cerca de 6 meses também com cálculo na bexiga. Foi realizada cirurgia de retirada do mesmo. Depois de cerca de 5 dias a Preciosa voltou pois havia comido os pontos e estava com princípio de evisceração (saída de órgãos abdominais pela ferida cirúrgica). Foi refeita a cirurgia, e re-orientado à Dona Zumira que a Preciosa precisava de repouso e uso do colar elizabetano:
- Mas ela ficou com o colar o tempo todo!! ; disse dona Zumira, e depois admitiu que Preciosa não usou o colar dia algum.
Enfim, depois do caso da Preciosa nós não ouvimos mais falar da Dona Zumira, até a chegada da Estrelinha. Mas uma coisa curiosa aconteceu, a Estrelinha havia sido consultada por um colega antes de vir para nós, e Dona Zumira contou o caso da Preciosa para esse colega, dizendo que se sentiu lesada e foi extorquida na nossa clínica, pois cobramos caríssimo por termos refeito a sutura da Preciosa.
Se eu pudesse prever que ela sairia falando isso da nossa clínica, eu teria realmente cobrado caríssimo.
Depois da cirurgia da Estrelinha, claro que ela veio pedir desconto:
- Olha Dra Alice, a senhora sabe que eu sou freguesa, claro que vai fazer um "menos"!!
- Bom, Dona Zumira, o preço da cirurgia é esse e não posso fazer um "menos". E tem mais, por favor execute as recomendações do pós operatório porque se a Estrelinha voltar com a ferida cirúrgica aberta, será cobrado o mesmo valor para refazermos a cirurgia, a senhora compreende, não é? Não quero que pense que estamos com intenção de lesar a senhora como aconteceu com a Preciosa!!
- Claro que não, Dra Alice, a senhora salvou a vida da Preciosa, eu nunca me sentiria lesada.

Bom, isso foi há 5 dias e até agora a Estrelinha não voltou para nova sutura.
Colega, ninguém vai falar bem de você se você fizer um "menos", dar desconto no seu serviço, vão falar mal do mesmo jeito. Continue com seu trabalho bem feito e cobre o que deve ser cobrado, só você pode se valorizar. E, outra coisa, como dizem, diarréia não dá uma vez só, você vai ser sempre procurado pela sua eficiência, e eles voltam... mesmo depois de falar mal, eles voltam.
Só uma observação: o cálculo era exatamente do tamanho da cavidade intra-vesical, isto é, preenchia toda a bexiga (foto)

Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

0 comentários: