domingo, 11 de janeiro de 2009

Responsabilidade Técnica


Falar sobre a responsabilidade técnica é muito complicado. Vários veterinários já se formaram e assumiram o posto de responsável técnico de empresas como Pet Shops, frigoríficos, clínicas, sem nem saber o por quê ou as atribuições do mesmo. Da mesma forma o dono da empresa muitas vezes não sabe qual a função do responsável na mesma.
Todos os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal ou destinados a animais, bem como consultórios, clínica e hospitais veterinários devem ser registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária e estão sob fiscalização do mesmo. O veterinário com sua anuidade em dia pode então "assinar" por essa empresa, sendo responsável técnico da mesma. Cada empresa exige horas semanais mínimas e para cada carga horária há um valor de salário mínimo a ser recebido. Eu sou responsável técnica por 2 frigoríficos e pela clínica e para cada emprego desses eu presto no mínimo seis horas semanais, por esse serviço deve ser pago 1,2 salário mínimo.
Certa vez me fizeram uma proposta indecente, me propuseram que fosse responsável por 5 empresas, dentre lojas agropecuárias e pet shops, na cidade ao lado, recebendo um salário mínimo pelas cinco, sem precisar visitá-las. Claro que eu não aceitei, mas acredito que algum colega deva ter aceitado. Infelizmente tanto estabelecimentos quanto colegas estão mal acostumados e acomodados com relação à responsabilidade técnica.
Hoje em dia tanto o conselho da classe quanto profissionais de consultoria prestam cursos para atualização e que falam das atribuições do responsável técnico nas mais diversas áreas. Além disso o assunto vem sendo cada vez mais tratado em congressos. Aos estudantes e colegas, recomendo o blog do Sérgio Lobato que é autor do livro Manual de Responsabilidade Técnica para Clínica Veterinárias e Pet Shops.
Para aqueles que queiram conhecer um pouco do meu trabalho como responsável técnica nos frigoríficos de pescado, falem comigo em Contato que terei prazer em compartilhar.

LEIA TAMBÉM:
Curso de Responsabilidade técnica

Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

20 comentários:

Fernanda disse...

alicee, muito boa sua iniciativa em ajudar os colegas, se disponibilizando a esclarecer dúvidas e dando dicas!

Parabéns pelo blog

beijo ;*

Cris e Sérgio disse...

Alice, gostaria de vc me indicasse textos sobre responsabilidade técnica. é possível? Meu e-mail é cris_unb@hotmail.com
obrigada!

Anônimo disse...

Olá alice,
Pesquisando sobre a responsabilidade técnica encontrei seu blog. Gostaria de saber mais sobre a remuneração. Meu registro é em MG e no CRMV MG não encontrei legislação sobre a remuneração mínina. Esse valor de 1,2 salários é obrigatório, ou depende do estado? Pretendo trabalhar como responsável em lojas agropecuárias, e me parece que alguns veterinários aceitam propostas com menos de um salário mínimo. Se for possivel me indicar alguns textos sobre isso agradeço.
oliveira_vet@rocketmail.com
Obrigada!

Unknown disse...

Olá Alice, td bem???! Estava pesquisando sobre Responsabilidade Técnica e encontrei o seu Blog! Adorei saber q há colegas interessados em colaborar, disponibilizando informações p/ profissionais da área e outros interessados! Gostaria de manter contato com outros veterinários da área! Meu e-mail é monicadolls@hotmail.com
Obrigada!!!

Monalisa disse...

Olá, Alice,
sou médica veterinária recém-formada e gostaria de mais informações sobre a responsabilidade técnica, já que surgiu uma oportunidade para exercê-la. Se for possível, envie-me um e-mail (samiraleal@hotmail.com).
Obrigada!

Kátia Soma disse...

Oi Alice,
Me formo este ano e gostaria de mais informações a respeito de responsabilidade tecnica. por favor entre em contato comigo: somakat@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Alice, gostei do seu blog. Tenho uma duvida, gostaria de saber quantas Rts um veterinario pode assinar e qual a carga horaria minima semanal para esses? Meu e-mail é vivianyaguiar@yahoo.com.br

Muito bom esse seu blog, tirar duvidas dos colegas etc. Excelente iniciativa

Alice no País das Maravilhas disse...

Obrigada pelo comentário e pela leitura do blog.
O responsável técnico pode dispor de 40 horas semanais e a carga horária mínima em cada estabelecimento é de 6 horas semanais. Eu tenho 4 RTS, todas cadastradas com 6 horas semanais, porém poderia ter até 6.
Você deve lembrar que cada RT não deve ter mais do que 150 km da sua residência.
Dá uma lida no post http://diarioveterinaria.blogspot.com/2010/03/curso-de-responsabilidade-tecnica.html que trata melhor desse assunto.
Bjs

Unknown disse...

Oi Alice!
Adoreii seu blog e estou seguindo ele para algumas orientações ... estou me formando esse ano e estou meia perdida sobre como ser uma RT .. voce pode me dar algumas dicas? Por favor, se puder entre em contato comigo, preciso muito de uma ajuda e voce ( e seu blog) apareceram na hora certa.
meu e mail é karinne.w@hotmail.com

Agradeço a atençao.

Tudo de bom

Unknown disse...

Alice!
Sou Médico Veterinário, Fiscal Estadual Agropecuário, e por acaso encontrei o seu BLOG. Nossa profissão é bastante eclética, com importância e áreas diversas, da clínica pet a mesa das famílias. Infelizmente muitos colegas e a própria sociedade não reconhecem essa importância, muitos utilizam a sua oportunidade profissional e seu nome a qualquer custo charlateando tão importânte atividade profissional para a humanidade.
Tomo a liberdade em utilizar algumas informações e comentários em minhas atividades de educação sanitária para o tema RT veterinário. Aproveito para informar que um grupo de MV Alagoanos estão com o objetivo de criar uma Associação de MV RT no estado.
Parabéns pelo seu blog!
Otto Portela
ottocp@bol.com.br / ottocp@gmail.com

Ariane disse...

Alice, boa tarde!!!

Adorei sei blog. Por acaso estava procurando algo que explicasse melhor sobre Responsável Tecnico e encontrei seu blog.
Sou recém formada e estou trabalhando em um frigorifico como auxiliar da Responsável Tecnica, gostaria de saber se você pode me indicar leituras e saber exatamente a função do responsável em um frigorifico.
Se você puder me indicar algo seria otimo!!

Obrigada desde já e Parabéns pela iniciativa, adorei!
Att,
Ariane.
ariane.donisete@yahoo.com.br

Alice no País das Maravilhas disse...

Mais um Manual de Responsabilidade Técnica para apreciação de vocês. Tem maiores informações sobre Legislação:
http://www.crmvse.org.br/manual/manualrt.pdf

CRMV de Sergipe

Anônimo disse...

Oi sou Ana Paula e estou presisando de uma ajudinha para fazer textos sobre responsavel iai da pra mim algo.Meu email ana_nery93@hotmail.com

Unknown disse...

Oi tive uma proposta p trabalhar com R T em uma agropecuária. Indo uma vez por samana. Qual o minimo q posso cobrar. Sou vet.

simone disse...

Ola

Alice,
o Curso de Responsabilidade Técnica (RT), é Nacional ou tenho que procurar um curso que seja ministrado onde tenho inscrição (CRMV)?

Nao encontro em MG o curso so o encontrei no RJ.

Não encontro onde me informar, vc poderia me ajudar!?

Obrigada
Simone

Unknown disse...

Olá, sou estudante de Veterinária e gostaria de saber mais sobre Responsabilidade Técnica em pescado. Obrigada juliamullervet@gmail.com

Unknown disse...

ola voceê pode me mandar mais informações sobre como assinar e quanto cobrar em uma agropecuaria? mahloveme@hotmail.com
obrigada

Unknown disse...

Ola. Sou a gisele e gostaria de saber se o para eu exercer o trab no frigorifico como tecnico, devo fazer um cirso de tecnico em veterinaria ou pode ser outro?

Unknown disse...

Olá! Gostaria de saber mais sobre responsável técnico em pescado obrigada

Unknown disse...

Email zellerhoff_maria@Hotmail.com